A Independência do Brasil na Bahia, que neste sábado, 2 de julho, completa 193 anos, é um capítulo importante da luta do nosso povo e esse ano terá um caráter especial. O tradicional 2 de julho levará às ruas as bandeiras da democracia, a defesa da Petrobrás e do Pré-sal e FORA TEMER.
A direção do Sindipetro, portanto, convoca a categoria para se juntar aos demais movimentos sociais e populares e participar dessa que é a maior festa de caráter cívico da Bahia, quando se comemora a vitória sobre as forças coloniais na guerra da independência e a expulsão dos portugueses de Salvador, em 1823.
Vamos aproveitar este dia para denunciar os golpistas que só pensam em entregar as riquezas do país ao capital estrangeiro e um Congresso que tem como prioridade em sua agenda a redução dos direitos da classe trabalhadora.
Na Bahia, a luta pela Independência ocorreu antes da brasileira e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que o hino da Bahia afirma que o Sol que nasceu no 2 de julho brilhou “mais que o primeiro”
A concentração está marcada para as 8h, no Largo da Lapinha, de onde sai o desfile com as imagens do caboclo e da cabocla, símbolos da Independência da Bahia.
Fonte: Sindipetro-BA