Petroleiros baianos participam ativamente do I Curso de Formação Sindical do Sindipetro

 

A necessidade de ampliar a luta pela continuidade do projeto democrático popular no Brasil foi um dos principais assuntos abordados durante o I Curso de Formação Sindical do Sindipetro Bahia. O evento, que aconteceu no sábado, 02, no auditório da entidade sindical, foi considerado pelos trabalhadores e trabalhadoras presentes como uma “grata surpresa” e de “grande importância” para a formação e também para a disseminação do conhecimento.
 
Os antigos e os novos dirigentes sindicais, assim como os trabalhadores de base, que participaram do curso, se destacaram pela participação e interesse nos assuntos abordados. No período da manhã, a vice-presidente do PT-BA, Dora da CUT, ressaltou a importância deste tipo de evento no mundo sindical que, segundo ela, proporciona uma “construção de saberes”. Para Dora “os conhecimentos, quando são trocados, se completam e se renovam”.
 
O evento prosseguiu com uma análise de conjuntura político- sindical feita pelo presidente da CUT Bahia, Cedro Silva e pelo professor e doutor em educação da UFBA, Penildon Silva Filho. Cedro reafirmou a decisão da 14ª Plenária Nacional da CUT, que aconteceu de 28/07 a 01/08, em Guarulhos (SP), de ter como ponto central a reeleição da presidente Dilma Rousseff para ampliar e fortalecer as conquistas da classe trabalhadora. Ele também salientou a importância dos trabalhadores defenderem a reforma do sistema político, a regulamentação da mídia e o avanço de políticas públicas nas áreas da educação, saúde e segurança.
 
O professor Penildon traçou um panorama do Brasil nos últimos 12 anos, apontando diversos avanços que vêm acontecendo no país como a criação de 20 milhões de empregos. Para o professor, a transformação e o crescimento econômico que vêm acontecendo no Brasil são frutos desta geração de empregos. Quanto às eleições que acontecem este ano, ele alertou que os setores conservadores lutam pelo inverso do projeto democrático-popular. “O que eles querem é o aumento dos juros, a diminuição dos direitos sociais e da presença do Estado na economia. Além da desoneração das rendas elevadas”, concluiu.
 
No período da tarde, o assessor da CUT nacional, Carlos Balduino, deu uma aula de história sobre os direitos dos trabalhadores e a evolução do movimento sindical, desde a época de Getúlio Vargas até os dias atuais.  Ele falou sobre o golpe militar, as intervenções nos sindicatos, o ciclo de transformações sofrido pelo Brasil na década de 1970 e a onda de greves durante os anos 80. Um vídeo sobre a I Conclat, mostrando como se deu a criação da maior central sindical do país, a CUT, prendeu a atenção de todos.