Petroleiros baianos cobram de Lula volta da Petrobrás à Bahia e reintegração da RLAM à estatal

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula se reuniu na manhã desta terça-feira (29), no Rio de Janeiro, com petroleiros de todo o Brasil para um debate sobre a Petrobrás e o alto preço dos combustíveis. Diretores do Sindipetro Bahia estavam presentes e aproveitaram a oportunidade para pedir ao pré-candidato do PT à presidência da República, que, caso eleito, se comprometa a priorizar no seu plano de governo a volta da Petrobrás à Bahia e a reintegração da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) à estatal.

O pedido foi feito pelo Diretor de Comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, que lembrou a importância da Bahia para o Brasil. “Os portugueses chegaram ao Brasil através da Bahia, a primeira capital do Brasil foi a Bahia, o petróleo foi descoberto na Bahia e a Petrobrás nasceu na Bahia”, ressaltou o sindicalista ao fazer o pleito em nome dos baianos que, hoje, após a venda da RLAM para o fundo Mubadala, dos Emirados Àrabes, pagam o combustível mais caro do país (em comparação com os produzidos pelas refinarias da Petrobrás). Veja abaixo:

Do Sindipetro Bahia também estavam presentes, o coordenador da entidade, Jairo Batista e os diretores André Araújo, Elisabete Sacramento e Leonardo Urpia e o diretor da FUP, Paulo César Martin.

[Da imprensa da FUP]