Petroleiros aprovam estado de greve

Negociação com a Petrobrás recomeça segunda-feira, 16…

Imprensa da FUP

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão em estado de greve e também aprovaram assembléias permanentes. A categoria, portanto, está preparada para atender os indicativos de paralisação surpresa, conforme estratégia aprovada pelo Conselho Deliberativo da FUP. Em resposta à cobrança da Federação, a Petrobrás concordou em retomar a negociação do acordo coletivo na segunda-feira, 16.

Os petroleiros estão a postos, como soldados na guerra, intensificado a luta para pressionar a empresa a avançar em reivindicações fundamentais, como o restabelecimento do extratuno (dobradinha), condições seguras de trabalho, melhorias na AMS, mudanças na política de terceirização, cancelamento das punições, entre outras bandeiras da categoria. Além de ampliarem as reuniões de qualificação de greve, os trabalhadores estão se mobilizando, com atrasos e cortes na rendição dos turnos, paralisações surpresa, operações padrões, suspensão de Permissões de Trabalho (PTs), entre outras estratégias de luta. 

Luta pelo extratuno

No dia 07, foram realizadas novas paralisações nos turnos, pelo pagamento das horas extras trabalhadas nos feriados (extraturno/dobradinha). Desta vez, as mobilizações foram em função do feriado do Dia de Finados (02 de novembro) e atingiram a Reman (AM), Rlam (BA), Replan (SP), Recap (SP), Repar (PR), Regap (MG), Reduc (Caxias), SIX (PR), Terminal de Suape (PE), Transpetro Bahia, Terminal de Paranaguá (PR), Terminal de São Francisco do Sul (SC), Terminal de Campos Elíseos (Caxias), Pólo de Produção de Guararema (RN), plataformas marítimas do Rio Grande do Norte, entre outras bases da Federação.

Corte de rendição na Regap

Na Regap (MG), houve cortes na rendição dos turnos das 23h30 do sábado (07), e das 15h30 do dia seguinte (08), que contou também com a adesão do turno da Usina de Biodiesel de Montes Claros. Na terça-feira, 10, as mobilizações prosseguiram na Regap, com mais um corte na rendição de um dos turnos.

Fator surpresa na Bacia de Campos

Na Bacia de Campos, os trabalhadores das plataformas continuam com a estratégia de mobilizações surpresa, deixando as gerências atordoadas. No domingo (08), petroleiros de 30 plataformas da região aprovaram o indicativo do Sindipetro e realizaram uma série de operações padrões. Na segunda-feira (09), um novo indicativo do sindicato pegou de surpresa as gerências e reforçou as mobilizações em 38 plataformas, onde os trabalhadores suspenderam a emissão de PTs, assim como os serviços rotineiros.

Mobilizações progressivas na Bahia e no Unificado

Na Bahia, as mobilizações prosseguiram segunda-feira (09), no E&P, no Campo de Santiago, e na quarta (11), em Taquipe. No Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo, os trabalhadores estão aprovando em assembléias a realização de operações padrões. Os petroleiros do Terminal de Barueri já iniciaram o movimento na terça-feira, 10.