Petroleiros aprovam Acordo Coletivo em todas as bases da FUP

Mais de 70% dos votos estão sendo favoráveis ao acordo conquistado na campanha reivindicatória …

Imprensa da FUP

Iniciadas no último dia 03, as assembléias para avaliação do Acordo Coletivo de Trabalho já foram concluídas em todas as bases da FUP. O acordo conquistado na campanha reivindicatória conduzida pela Federação e seus sindicatos foi aprovado com mais de 70% de aceitação nas assembléias (veja quadro abaixo). O ACT será assinado pela FUP e seus sindicatos nesta sexta-feira, 11, à tarde, na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro.

Além da anistia das punições aos petroleiros que participaram da greve de março, o Acordo conquistado garante avanços importantes em reivindicações históricas dos trabalhadores do Sistema Petrobrás. É o caso da dobradinha (extraturno), que garantirá as horas extras para mais dois feriados e meio; a extensão do auxílio educacional para os dependentes que estão ou virem a ingressar na universidade (uma luta que se arrasta desde 2004); licença maternidade de 180 dias (retroativa a setembro para quem já deu entrada no benefício); a formulação de um fundo garantidor para cobertura das verbas rescisórias dos trabalhadores terceirizados; retorno ao Plano Petros dos aposentados e pensionistas que reivindicam desde 1985 o cumprimento das cláusulas 33 e 45 dos ACTs de 1985 e 1986, respectivamente; fim da redução do complemento mensal dos readaptados.

O Acordo conquistado também garante ganho real entre 2,5 e 3,31% sobre o IPCA do período (acima da média obtida pelas demais categorias); um salário integral de abono; implantação do Plano Petros-2 na Transpetro; BPO para os participantes do Plano Petros que repactuaram; dias parados nas greves de 94, 95 e março de 2009; melhorias na AMS; fortalecimento das CIPAs e das comissões locais de SMS; reabertura do processo de repactuação do Plano Petros; avanços nas reivindicações dos anistiados (já está sendo providenciado o retorno à Petrobrás de 88 anistiados da Petroflex), entre outros pleitos sociais e econômicos (veja a íntegra das conquistas).

Confira o quadro com o resultado atualizado das assembléias:

Pernambuco/Paraíba – as assembléias foram concluídas no dia 04 e o acordo conquistado obteve 90% dos votos: 86 a favor e 09 contrários.

Espírito Santo – assembléias concluídas na segunda-feira (07), com 267 votos favoráveis ao acordo; 88, contrários e 32 abstenções.

Duque de Caxias – assembléias concluídas nesta quarta (09). O Acordo foi aprovado por 469 votos. Houve 100 votos contrários e 09 abstenções.

Amazonas – as assembléias terminaram na terça-feira, 08. Foram 251 votos a favor da proposta; 09, contrários e 01 abstenção.

Norte Fluminense – as assembléias foram concluídas nesta quarta-feira, 09. O Acordo foi aprovado por 1.163 votos. Houve 503 votos contrários e 42 abstenções.

Rio Grande do Norte – as assembléias foram concluídas nesta quarta-feira, 09. O Acordo foi aprovado por mais de 78% dos votos: 343 favoráveis; 75, contrários e 18 abstenções. 

Bahia – as assembléias foram concluídas nesta quinta,10. O Acordo foi aprovado por 996 votos. Houve 447 votos contrários e 62 abstenções.

Paraná e Santa Catarina – as assembléias terminaram na quarta-feira, 09, à noite. O Acordo foi aprovado por 90,32% dos votos. 

Ceará – as assembléias também foram encerradas. O Acordo foi aprovado por 107 votos a favor, 44 contra e 08 abstenções.

Minas Gerais – assembléias encerradas nesta tarde (10). O Acordo foi aprovado por 401 a favor da contraproposta, 68 contrários e 17 abstenções.

Unificado São Paulo –  assembléias concluidas na noite desta quinta-feira (10). O Acordo conquistado foi aprovado com 679 votos a favor; 226 contra e 24 abstenções.