Petroleiro se acidenta em plataforma da Bacia de Campos e tem parte do polegar amputado

Apesar de serem tomadas medidas para preservar a parte amputada, médico não autoriza desembarque imediato. Sindipetro NF vai participar da apuração do acidente.

Sindipetro NF

O Sindipetro-NF  recebeu a informação de trabalhadores a borde de P-50 , que o mecânico  Heitor Salvador Menezes, funcionário da empresa contratada Heating Cooling, sofreu um acidente que “decepou” a ponta do dedo polegar da mão esquerda. 

O acidente ocorreu na segunda, 23,  por volta das 21 horas. Heitor realizava um serviço de troca de correia do ventilador dos filtros harmônicos do motocompressor, quando sofreu o acidente. Segundo relatos, o trabalhador foi socorrido e a parte do polegar recolhida e acondicionada no gelo.  

O que deixou os colegas a bordo indignados foi que o médico de plantão foi contactado e avaliou que não seria necessário o desembarque imediato do acidentado. Segundo especialistas, a chance de um membro amputado ser reimplantado chega a 90%, entretanto é preciso agir rápido nos primeiros socorros e na cirurgia para reimplante. O trabalhador e o dedo amputado só chegou ao hospital mais de 12 horas após o acidente.

A gerente de base chegou a ser contactada para que intercedesse a favor de Heitor, na tentativa de possibilitar seu desembarque imediato, mas não tiveram sucesso. O desembarque do trabalhador só aconteceu na manhã de terça, 24.

O Sindicato apurou  informações e soube que Heitor foi atendido no HPM em Macaé e transferido na terça, às 19h para o Hospital Dr. Balbino em Olaria. Seu dedo não pode ser reimplantado.

Trabalhadores disseram que ao tentar segurar, por reflexo, a proteção da correia que caía no momento de sua instalação, o dedo de Heitor prendeu entre a correia e a polia do ventilador que não estrava travada.

O serviço foi necessário porque essa parada do ventilador provocou problemas nos dois compressores operacionais de P-50. Paralisou a compressão de gás da unidade, que em consequência obrigou ao fechamento de todos os poços exceto um poço surgente.

As causas do acidente serão apuradas por uma Comissão, da qual o diretor do Sindipetro-NF, Gédson Almeida, vai participar. Segundo gerência o acidente será reclassificado de nível 3 para nível 4.