Petrobrás retoma inscrições de concurso com 6,4 mil vagas após ampliar locais de prova

Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

[Do G1/Agência O Globo]

A Petrobras retomou nesta segunda-feira (8) as inscrições para o concurso público que vai preencher 6.412 vagas de nível técnico.

Os interessados podem se inscrever no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca organizadora do concurso, até as 18h do dia 31 de janeiro.

Os participantes devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 62,79 até o dia 21 de fevereiro. Doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa.

Leia também: FUP pressiona e Petrobrás anuncia novo concurso com mais de 6 mil vagas, 916 para convocação imediata

Por que as inscrições foram suspensas?

A decisão foi tomada para ampliar a quantidade de cidades onde as provas serão aplicadas, segundo comunicado publicado no Diário Oficial no dia 3 de janeiro. O número passou de 19 para 35 municípios (veja a lista abaixo).

Com isso, as cidades de realização das provas não estarão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da solicitação de inscrição.

Segundo a Petrobras, as inscrições dos candidatos que já haviam se cadastrado no concurso antes da suspensão continuam válidas, assim como os pagamentos da taxa.

Agora, com a reabertura das inscrições, eles poderão alterar o local de prova se desejarem, além do polo de trabalho, do atendimento especializado no dia das provas e sistema de concorrência.

De acordo com o presidente da empresa, Jean Paul Prates, a ampliação dos locais de prova foi um pedido dos próprios candidatos e tem como objetivo democratizar o acesso ao concurso.

O concurso

O processo seletivo tem oportunidades distribuídas em 7 estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

São 916 vagas para início imediato e mais 5.496 para formação de cadastro reserva. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82. Não há exigência de experiência profissional prévia.

As oportunidades são para atuar em cargos como enfermagem do trabalho, logística de transportes, química de petróleo, segurança do trabalho, entre outros.

Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, bem acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Além disso, o processo seletivo também reservará 20% das vagas para negros.

O prazo de validade do processo seletivo será de 18 meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

Lista atualizada dos locais de prova:

  1. Rio Branco/AC
  2. Maceió/AL
  3. Manaus/AM
  4. Salvador/BA
  5. Fortaleza/CE
  6. Brasília/DF
  7. Vitória/ES
  8. Goiânia/GO
  9. São Luís/MA
  10. Belo Horizonte/MG
  11. Betim/MG
  12. Campo Grande/MS
  13. Belém/PA
  14. João Pessoa/PB
  15. Ipojuca/PE
  16. Recife/PE
  17. Curitiba/PR
  18. Araucária/PR
  19. Duque de Caxias/RJ
  20. Itaboraí/RJ
  21. Macaé/RJ
  22. Rio de Janeiro/RJ
  23. Natal/RN
  24. Porto Alegre/RS
  25. Canoas/RS
  26. Florianópolis/SC
  27. Aracaju/SE
  28. Campinas/SP
  29. Cubatão/SP
  30. Mauá/SP
  31. Paulínia/SP
  32. Santos/SP
  33. São José dos Campos/SP
  34. São Paulo/SP
  35. Palmas/TO