Petrobrás remarca reunião para o dia 04/06. Mobilizações previstas para esta sexta serão mantidas

FUP

Nesta quarta-feira, 22, a Petrobrás enviou um ofício à FUP, remarcando a reunião de negociação da PLR futura para o dia 04 de junho. De acordo com a última negociação realizada no dia 10/05, ficou marcado para esta sexta-feira, 24, a conclusão das negociações para definir regras e critérios para o provisionamento e distribuição das PLR’s futuras.

Apesar da mudança, as mobilizações previstas para acontecerem em cada rodada de negociação com a Petrobrás, não serão adiadas, ou seja, os atos previstos para esta sexta-feira, 24, serão realizados, independente de qualquer imprevisto.

Estado de Greve

Conforme deliberação aprovada pelos petroleiros nas assembleias que discutiram o fechamento da PLR 2012, a categoria se mantém em estado de greve em todo o país e pronta para mobilizações a cada rodada de negociação com a Petrobrás.

Entenda o fato

A FUP iniciou em 2009 um longo processo de negociação com a Petrobrás para definir os indicadores e metodologia para regramento das PLRs futuras, tomando como base uma proposta construída em conjunto com o Dieese em 2008 e que foi nacionalmente aprovada pela categoria em assembléias. A negociação se arrastou até os primeiros meses de 2010, mas somente em dezembro de 2011, a Petrobrás apresentou uma contraproposta, que não contemplou as reivindicações dos trabalhadores e foi rejeitada em assembleias no início do ano passado. Após sucessivas cobranças da FUP e pressão da categoria na campanha para quitação da PLR 2012, a empresa concordou em retomar a negociação do regramento, estabelecendo prazo até 10 de maio para fechamento da discussão.