Petrobrás esconde estatísticas de acidentes com afastamento

O Sindipetro-NF recebeu relato que ilustra a mágica que a Petrobrás faz para manter o controle…

Sindipetro NF

O Sindipetro-NF recebeu relato que ilustra a mágica que a Petrobrás faz para manter o controle sobre o número de acidentes com afastamento. Um empregado da empresa Dall, que atua em serviços de hotelaria na P-52, torceu o pé esquerdo ao escorregar numa soleira feita de aço inox polido, dentro do casario da plataforma, no último dia 24.

No dia seguinte o trabalhador teve que desembarcar, em razão da gravidade da lesão. Depois de passar por avaliação médica, ficou na base de terra da empresa, para não ter seu caso enquadrado como acidente com afastamento.

Além disso, a gerência de SMS da Petrobrás interferiu para que o registro fosse feito considerando “falta de percepção de risco” pelo funcionário. Na verdade, a existência do piso escorregadio foi denunciada várias vezes pelos trabalhadores, que pediram tratamento antiderrapante, e o que determinou o acidente foi a condição insegura do piso.

O Sindipetro-NF vem denunciando, há vários anos, o mascaramento das estatísticas de acidentes na Petrobrás e nas empresas privadas do Setor Petróleo. A maior arma dos trabalhadores para enfrentar este comportamento nocivo é a denúncia de todos os casos de acidente que tomar conhecimento, com o máximo de detalhes possível. As informações podem ser enviadas para [email protected].