Petrobrás e Petrobrax: dois projetos em disputa na eleição de domingo

alt

alt

alt

Os brasileiros voltam às urnas no domingo e desta vez será para definir que rumos o nosso país seguirá nos próximos quatro anos. As diferenças entre os  projetos defendidos por Dilma e Aécio ficaram ainda mais evidentes nas últimas semanas. A principal delas diz respeito ao papel que o Estado terá em seus governos e para quem governarão. Os trabalhadores que viveram as políticas do PSDB e PT nas duas últimas décadas conhecem na prática as diferenças gritantes entre os dois projetos.

Já os 37 mil novos petroleiros que ingressaram na Petrobrás através dos concursos realizados a partir de 2003 (muito mais do que todo o efetivo que restou na empresa no final dos anos 90) ainda têm dificuldades para entender o que representaram para a classe trabalhadora os oito anos de neoliberalismo do PSDB. O desmonte do Estado brasileiro e da Petrobrás, o escândalo das privatizações, a desresgulamentação do setor financeiro, a flexibilização dos direitos trabalhistas, o arrocho salarial, o desemprego são parte do legado da chamada “era FHC” que os mais jovens só conhecem através da internet.

A ofensiva conservadora no Congresso Nacional, com fortalecimento das bancadas empresarial, financeira e do agronegócio, aponta um cenário mais difícil para a classe trabalhadora. Com essa conjuntura, a vitória de Aécio significaria a liberação da terceirização para as atividades-fim, a precarização de direitos, o avanço do trabalho escravo, o congelamento do salário mínimo, o fim das políticas sociais, arrocho, desemprego, especulação financeira e tudo mais o que o Estado Mínimo prega.

Nas últimas semanas, os boletins da FUP alertaram os petroleiros sobre as diferenças de projetos entre a candidatura de Dilma, que tem o apoio de todos os partidos de esquerda e dos movimentos sindicais e sociais, e a de Aécio, cuja composição política representa a nova e a velha direita, a classe empresarial, os banqueiros e as multinacionais. Compare as propostas, converse com os companheiros mais antigos e projete para o futuro o resultado do seu voto.

Fonte: FUP