Petrobras é multada em R$ 10 milhões por vazamento de óleo no Tebar

 

Com informações das agências de notícias

A Petrobrás foi multada em 10 milhões de reais pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e em R$ 50 mil pela prefeitura de São Sebastião por causa do vazamento de óleo no Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), durante o abastecimento de um navio no píer. O acidente aconteceu por volta das 17h30 da sexta-feira (5) no terminal marítimo no canal de São Sebastião. Ainda não informações claras sobre a quantidade de óleo vazado e a real dimensão do dano causado pelo vazamento. Segundo a Transpetro, foi de 3,5 metros cúbicos, mas as entidades ambientais contestam esse dado.

O óleo derramado no litoral paulista atingiu 11 praias de São Sebastião e Caraguatatuba norte do litoral paulista. De acordo com a Cetesb as praias Cigarras, Arrastão, Pontal da Cruz e Deserta, em São Sebastião e Mococa, Cocanha, Massaguaçu e Capricórnio, em Caraguatatuba devem ser evitadas pelos banhistas.

Os trabalhadores têm denunciado os riscos das operações de carga e descarga de produtos no Tebar, em função, principalmente, dos efetivos reduzidos. A linha onde houve o acidente estava parada desde o dia 22 de março e voltou a ser operada exatamente no dia do vazamento. Segundo os trabalhadores, houve pressão dos gestores da empresa para que a linha fosse reativada o mais rápido possível.

Pelo menos dez autuações foram feitas contra a Petrobrás, por danos ao ecossistema costeiro, costão rochoso, vegetação, restinga, área de jundu e mangue. As autuações referem-se a praias diferentes, já que cada uma possui características próprias e sofreu os impactos de modo diferente. Pescadores, maricultores e proprietários de quiosques de São Sebastião e Caraguatatuba irão formalizar ações judiciais coletivas contra a Transpetro/Petrobrás pelos danos causados pelo acidente, pois tiveram suas embarcações atingidas por óleo e perderam suas redes de pesca, que ficaram impregnadas pelo produto. Uma fazenda de produção de mariscos, localizada na Praia da Mococa, também atingida pelo óleo e, segundo os proprietários, toda a produção de 10 toneladas foi perdida.