Nesta semana, o diretor do Sindipetro-NF, Wilson Reis, não conseguiu participar da auditoria de SGSO na plataforma PNA-1, conforme previsto, por conta da comunicação inadequada realizada pela Petrobras. Ultimamente atitudes como esta tem sido recorrentes, prejudicando as ações do sindicato.
De acordo com o diretor Sérgio Borges, no início da semana, o departamento de saúde do Sindipetro enviou um e-mail confirmando a indicação do diretor Wilson Reis como representante do sindicato na auditoria. Porém, ao longo da semana não ocorreu nenhuma resposta da Petrobras sobre o cronograma das reuniões e do embarque. A diretoria então entrou em contato com a gerência de SMS da Bacia de Campos por diversas vezes, sem retorno.
Somente ontem, 01, conseguimos a informação de que o e-mail do sindicato foi encaminhado para um e-mail interno da pessoa responsável. Vale lembrar que esse e-mail só é acessado de dentro dos espaços Petrobras, e por isso, não é utilizado para comunicações imediatas, como era o este caso. Para o Sindipetro-NF, o adequado seria o contato por telefone ou pelo e-mail externo, o que não aconteceu. Esse tipo de atitude é vista pelo Sindipetro-NF como uma forma de impedir as ações do sindicato.
“Não podemos admitir tal atitude, caso contrário a empresa vai tentar impedir a nossa participação em todas as auditorias futuras”, enfatizou o diretor Sérgio Borges.
O Sindipetro repudia esse tipo de atitude e informa que irá fazer uma denúncia oficial aos órgãos competentes. Destacando que de acordo com o Cláusula 126ª – Segurança no Trabalho – Inspeções Oficiais, do act, fica acordado que a “Companhia, nos termos e limites estabelecidos na legislação, permitirá que representantes dos empregados da mesma base territorial acompanhem a fiscalização, pelos órgãos competentes, dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador.”
O Sindipetro-NF reitera ainda, que diante de um cenário de sucateamento das unidades operacionais, com sucessivos acidentes, a presença dos diretores nas auditorias e inspeções é fundamental.
Fonte: Sindipetro-NF