A Petrobrás comunicou a conclusão das vendas do Terminal Norte Capixaba e da Fazenda Alegre, no Espírito Santo. A confirmação da venda veio do Conselho Administrativo da Petrobrás, que liberou cinco ativos que estavam com suas vendas para serem fechadas, mas haviam sido suspensas a pedido do Ministro de Minas e Energia, Alexandre de Silveira.
Leia também: Sob pressão, CA da Petrobrás suspende privatização de 32 ativos, mas mantém venda de 6
“É um golpe gigantesco em todos nós capixabas. Na prática, agora temos apenas o judiciário para recorrer, uma vez que se esgotaram todos os instrumentos administrativos para barrar esse crime contra o Espírito Santo”, afirmou o sindicato, em nota nesta quinta-feira, 13.
Leia abaixo o restante da nota:
Vale lembrar que essas vendas só ocorreram após visita de Casagrande a Jean Paul Prates e seu pedido para a continuação das mesmas, contrariando o compromisso firmado com os petroleiros e com a sociedade capixaba.
Vamos agora ser os profetas do óbvio: essa mesma política entreguista do governador Renato Casagrande irá causar grande prejuízo para o Espírito Santo, principalmente para o Norte Capixaba.
Avisamos desde muito tempo que essas empresas nanicas de petróleo não têm interesse em fazer investimentos de longo prazo, sequer para prospectar novos campos de petróleo.
Eles irão esgotar até a última gota de óleo dos campos descobertos pela Petrobrás e irão largar para lá, indo atrás da próxima oportunidade, como bons parasitas que são.
A contratação de mão de obra será menor do que afirmam e com salários reduzidos. Para piorar, gerará a metade dos royalties para os municípios, em comparação com a Petrobrás.
Continuamos na luta.
[Da imprensa do Sindipetro ES]