Petrobrás comete prática antissindical na Bacia de Campos

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de trabalhadores que estão sendo convocados para…

Sindipetro NF

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de trabalhadores que estão sendo convocados para um inesperado curso às vésperas do embarque. Convocações feitas na última sexta e no último sábado, para trabalhadores com embarques programados para esta segunda, 5, indicavam um restaurante em Imbetiba, às 7h de hoje, como ponto de encontro para que fossem dadas instruções sobre o curso.

O improviso no local e a surpresa da convocação dão todos os elementos para que se configure prática antissindical por parte da Petrobrás, que está buscando retirar do embarque alguns dos mais participativos petroleiros da Bacia de Campos, e justamente em um período em que deverão ser convocadas assembleias para apreciação de indicativo sobre a Campanha Reivindicatória.

O “curso” terá duração de 14 dias, para cobrir todo o embarque do trabalhador, incluindo sábados e domingos.

Este mesmo tipo de atitude foi utilizado nas mobilizações das últimas duas greves. Com cursos fantasmas, as gerências procuraram afastar os trabalhadores que mais contribuíam para a organização no local de trabalho.

Para o Sindipetro-NF, ações assim, empreendidas logo no início do processo de negociação, afrontam a categoria e acirram os ânimos para a campanha reivindicatória.

O sindicato orienta os trabalhadores a exigirem respeito dos gerentes na programação de treinamentos, que devem ser negociados com antecedência e ter seus objetivos devidamente explicados. A entidade dará apoio aos petroleiros que não aceitarem realizar cursos não previstos.

O sindicato, que mantinha um diretor na sexta, 2, no heliporto do Farol, também testemunhou a convocação de alguns trabalhadores próximos da hora de embarque e, em contato com a gerência de RH, a entidade conseguiu reverter a situação — tendo o embarque acontecido mais tarde.