Os trabalhadores da Petrobrás avaliam nas assembléias de hoje o indicativo da FUP de encerramento da greve…
Imprensa da FUP
Os trabalhadores da Petrobrás avaliam nas assembléias de hoje o indicativo da FUP de encerramento da greve de cinco dias, que está previsto para às 24 horas de hoje (27). O indicativo da Federação é de aceitação da proposta conquistada durante a negociação com a Petrobrás e encerramento da greve nesta sexta-feira.
A força da greve nacional da categoria e a disposição de continuidade da luta, caso a Petrobrás insistisse na ameaça de punir trabalhadores, fez a empresa formalizar na tarde desta sexta-feira, 27, uma proposta com avanços importantes. A empresa se compromete a não perseguir os trabalhadores por participação na greve, assim como desistir dos interditos proibitórios movidos durante estes cinco dias do movimento.
A proposta, construída na mesa de negociação desde o segundo dia da greve, tem avanços significativos em relação aos pleitos da categoria, como o compromisso da Petrobrás de negociar com os trabalhadores mudanças na política de segurança e melhoria das condições de trabalho. A empresa também se compromete a orientar as prestadoras de serviço, durante a renegociação de seus contratos, a garantir os postos e condições de trabalho, para por fim à precarização e às demissões. Além disso, houve avanços ainda em relação ao pagamento e regramento da distribuição da Participação nos Lucros, assim como as horas extras dos feriados trabalhados.