Petrobrás apresenta proposta de PLR rebaixada

A Petrobrás apresentou à FUP nesta segunda-feira, 16, à tarde, proposta para pagamento da PLR 2008…




Imprensa da FUP

 

A Petrobrás apresentou à FUP nesta segunda-feira, 16, à tarde, proposta para pagamento da PLR 2008. A empresa propõe para os trabalhadores situados até o nível 457/A da tabela salarial piso equivalente a 2,15 remunerações. A relação entre o piso e o teto ficaria em 2,5 vezes. A Petrobrás não assegura o pagamento da PLR em uma única vez, nem a data do pagamento, pois a proposta depende da aprovação da Assembléia Geral dos Acionistas, que está prevista para ocorrer no dia 08 de abril. A Gerência de RH informou que a expectativa da empresa é de não parcelar a PLR e de garantir o pagamento imediatamente após a distribuição dos dividendos aos acionistas.

 

Apesar do lucro da Petrobrás em 2008 ter sido recorde (65,55% superior ao de 2007), os valores propostos para a PLR estão aquém do que foi pago pela empresa nos últimos quatro anos. Até em relação ao exercício de 2007 (quando a Petrobrás apresentou queda no lucro), a atual proposta de PLR fica rebaixada.

 

Proposta única para todo o Sistema – A FUP tornou a cobrar uma proposta única de PLR para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás. A proposta apresentada pela controladora, no entanto, foi acompanhada em mesa apenas pela Petrobrás Transporte e BR Distribuidora. A Refap, Petroquisa e TBG (representada na mesa de negociação pela Diretoria de Gás e Energia) informaram que estão avaliando alternativas, pois fecharam seus balanços financeiros com prejuízos.

 

Demais reivindicações da categoria – Em relação às demais reivindicações da FUP (regramento das PLRs futuras, condições seguras de trabalho, restabelecimento do extraturno e garantia dos postos de trabalho nas empresas prestadoras de serviço), a Gerência de RH informou que concorda em iniciar a negociação do regramento das PLRs futuras e propôs criar duas frentes específicas de debates sobre SMS: uma com o Abastecimento e outra com o E&P. Em relação ao restabelecimento do extraturno para todos os trabalhadores, a Petrobrás continua inflexível, alegando que esta já é uma questão resolvida na empresa.

 

Conselho Deliberativo

A FUP convocou os sindicatos para reunião do Conselho Deliberativo, na quarta-feira, 18, no Rio de Janeiro, quando a proposta apresentada pela Petrobrás será avaliada, assim como o quadro nacional de mobilização da categoria.

 

Greve está sendo aprovada em todo o país

 

As assembléias estão aprovando a greve de cinco dias indicada pela FUP para ter início à zero hora de 23 de março. Nas bases do Espírito Santo, Pernambuco e Paraíba, os trabalhadores já concluíram as assembléias e aprovaram por ampla maioria os indicativos da Federação. Na Bacia de Campos, das 44 plataformas da região, 33 já concluíram as assembléias, sendo que 29 aprovaram a greve. O movimento também foi aprovado no Terminal de Cabiúnas e nas demais bases de terra e plataformas, o sindicato continua realizando as assembléias. Nas bases do Unificado do Estado de São Paulo, os trabalhadores da Replan e da Recap estão aprovando a greve, assim como no Terminal de Barueri. As assembléias nos demais terminais da região prosseguem nesta terça-feira (17).

 

Em Minas Gerais, a greve está sendo aprovada e as assembléias terminam hoje (16) no turno da noite da Regap. No Ceará, os trabalhadores também estão aprovando os indicativos da FUP e as assembléias prosseguem até o dia 18. No Amazonas, a greve também está sendo aprovada e as assembléias prosseguem, assim como na Bahia, Duque de Caxias, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina.