Petrobrás apresenta proposta de adiantamento de PLR e FUP indica aceitação

Proposta apresentada pela Petrobrás tem o piso 18% superior ao do ano passado…





Imprensa da FUP

Em resposta à cobrança da FUP, a Gerência de Recursos Humanos da Petrobrás reuniu-se nesta terça-feira, 07, com os dirigentes da Federação para discutir o adiantamento da Participação nos Lucros e Resultados. A FUP cobrou que o pagamento seja feito em janeiro e que seja extensivo também aos trabalhadores das subsidiárias.

A Petrobrás apresentou uma proposta para o adiantamento, estabelecendo piso de R$ 7.176,00 até o nível 457-A ou 76% de uma remuneração, o que for maior. A proposta mantém os mesmos critérios negociados com a FUP e os sindicatos e aprovados pelos trabalhadores, em dezembro do ano passado, durante o regramento do adiantamento da PLR 2009. As regras, portanto, são as mesmas, tanto para a distribuição da PLR, quanto para o percentual do lucro.

Já o valor do piso do adiantamento proposto pela Petrobrás é 18% superior ao que foi conquistado em janeiro deste ano. O piso do adiantamento da PLR 2009 foi de R$ 6.082,00. Conforme cobrado pela FUP, as subsidiárias presentes à reunião (Petrobrás Transporte, TBG, Petroquisa, Gás e Energia, BR e Petrobrás Biocombustível) também apresentaram proposta de adiantamento da PLR, seguindo os mesmos critérios da Petrobrás. No caso das termoelétricas, é a primeira vez que os trabalhadores conquistam uma proposta de antecipação da PLR.

A Petrobrás e as subsidiárias informaram que o pagamento do adiantamento da PLR 2010 será feito no dia 10 de janeiro de 2011 para os sindicatos, cujas bases aprovarem a proposta e assinarem o acordo até o dia 28 de dezembro. As termoelétricas farão o pagamento no dia 30 de janeiro.

A FUP orienta os sindicatos a iniciarem as assembléias a partir desta quarta-feira, 08, e até o final da próxima semana, com o indicativo de aceitação.

Fóruns de SMS, terceirização e responsabilidade social

Durante a reunião desta terça-feira, 07, a FUP também cobrou o início dos três fóruns paritários que discutirão questões estruturais das gestões de SMS, terceirização e responsabilidade social, conforme conquistado este ano no aditivo ao Acordo Coletivo 2009-2011. A Gerência de RH da Petrobrás informou que os fóruns paritários serão realizados no início do ano, sendo que o de SMS já na segunda quinzena de janeiro.

Benefícios da Petros

A FUP também cobrou que a Petrobrás agende uma reunião urgente para discutir a situação de cerca de 30 assistidos do Plano Petros, que correm o risco de terem seus benefícios suspensos, em função de divergências de cálculos entre Petrobrás, Petros e INSS. A Gerência de RH da empresa informou que agendará o quanto antes uma reunião para discutir esta questão e se comprometeu a não cortar qualquer benefício desses aposentados e pensionistas até o dia 14 de fevereiro de 2011.