Petrobrás apresenta proposta com cláusulas econômicas e sociais

FUP

Conselho Deliberativo da FUP avalia nesta quarta-feira,09   

A Petrobrás apresentou à FUP, nesta segunda-feira, 07, uma proposta econômica, que reajusta em 7,68% o salário dos trabalhadores na tabela da RMNR, o que representa o ganho real entre 1,17% a 1,5%. A empresa também propõe o abono que corresponde a 100% de uma remuneração ou R$ 4.000,00, o que for maior. A empresa também apresentou propostas em relação às cláusulas sociais, que assim como as econômicas, não atendem às reivindicações dos petroleiros.

Quanto à PLR futura, a Petrobrás apresentou uma proposta que varia em torno de no mínimo 4% a 5,25% em relação às metas pactuadas.

A FUP e seus sindicatos vão avaliar a proposta apresentada pela empresa no Conselho Deliberativo da Federação, que será realizado nesta quarta-feira, 09, em Brasília, onde também será discutida a indicação de uma nova greve, a partir do dia 17.

Até o momento a FUP teve nove reuniões de negociação com a Petrobrás. A pauta da categoria foi apresentada à empresa no dia 06 de agosto, mas a empresa só concordou com a antecipação da inflação dos últimos 12 meses (IPCA 6,09 %), cujo adiantamento já foi pago aos petroleiros no mês de setembro.

MOBILIZAÇÕES CONTINUAM

Na última quinta-feira, 03, os petroleiros de todo o país aderiram à greve nacional de 24h, indicada pela FUP e sindicatos, que reivindicam avanços na negociação do ACT 2013 e, exigem que o governo e a Petrobrás suspendam o leilão de Libra, previsto para o dia 21 deste mês, no Rio de Janeiro. Amanhã, (08/10), mais uma vez, os petroleiros vão seu unir aos movimentos sociais, num grande ato nacional em Brasília, para intensificar a luta contra a privatização do petróleo.