Conselho Deliberativo da FUP fará avaliação nesta terça, quando discutirá os indicativos que serão encaminhados às assembleias
[Da imprensa da FUP]
Após a categoria petroleira rejeitar massivamente a primeira proposta de PLR da Petrobrás e subsidiárias, a FUP retomou a negociação com as empresas na manhã desta segunda-feira, 15.
Em resposta aos pontos que já haviam sido reforçados pela federação como premissas para uma nova proposta que contemple as trabalhadoras e os trabalhadores de todo o Sistema, as gerências de RH apresentaram em mesa ajustes importantes.
A nova proposta de PLR 2023 melhora a relação piso x teto, avança na construção de alternativas para garantir uma isonomia para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás e retira o IARI dos indicadores, reduzindo, assim, a possibilidade de subnotificações, como sempre ocorre quando métricas de segurança são atreladas à remuneração variável.
No entanto, a gestão da Petrobrás não recuou em relação ao PPP, mantendo o mesmo modelo do governo anterior, agora rebatizado para PRD. A FUP questionou duramente a intransigência da empresa e reforçou a importância de um regramento para a política de remuneração variável que seja discutido com as representações dos trabalhadores.
As direções sindicais reforçaram que é inadmissível que a atual diretoria da empresa referende as mesmas práticas da gestão bolsonarista, ao manter de forma unilateral um programa de premiação que fortalece a cultura do assédio e as discrepâncias do PPP, que tanto foram denunciadas pela categoria nos anos anteriores.
Diante do impasse, o RH solicitou um recesso e retomou a reunião na parte da tarde. Após as duras críticas feitas pela FUP, os representantes da Petrobrás e das subsidiárias concordaram em remeter a discussão do PRD para o Grupo de Trabalho Paritário que tratará do regramento das PLRs futuras.
Nesta terça-feira, 16, as direções sindicais reúnem-se no Conselho Deliberativo da FUP para avaliar a nova proposta de PLR e discutir os indicativos que serão encaminhados à categoria petroleira.
Conforme acordado com a Petrobrás e em respeito à negociação coletiva, a minuta da nova proposta será divulgada ainda nesta segunda, logo após o término da reunião da empresa com a FNP.