Petrobrás apresenta nova proposta econômica. Conselho Deliberativo da FUP avalia nesta quinta, 25

alt

alt

Nesta quarta-feira, 24, em reunião com a FUP e seus sindicatos, a Petrobrás apresentou uma nova proposta salarial das cláusulas econômicas para o fechamento da campanha salarial 2014. A proposta apresentada pela Petrobrás eleva para 9,71% o reajuste na tabela de RMNR, o que representa o ganho real entre 2,36% e 3%. A Petrobrás já havia concordado com o adiantamento da reposição da inflação retroativo a primeiro de setembro nos salários básicos e benefícios dos aposentados e pensionistas (IPCA – 6,51%).

A empresa também aumentou o abono para 1,06% RMNR mais ATS ou R$ 7.668,00, o que for maior. As tabelas dos benefícios educacionais e do programa jovem universitário também foram reajustadas para 9,71%, assim como o adicional do estado do Amazonas e aumento da gratificação de Campo Terrestre de Produção.

Em relação ao pagamento dos níveis de 2004, 2005 e 2006 para os aposentados e pensionistas do Plano Petros, a empresa também apresentou uma proposta, cuja íntegra pode ser acessada aqui. Nesta proposta, a Petrobrás também se posiciona em relação às pendências do ACT referentes a regimes e jornadas de trabalho.

Nesta quinta-feira, 25, o Conselho Deliberativo da FUP se reúne durante todo o dia, no Rio de Janeiro, para avaliar a proposta apresentada pela empresa.

SMS e níveis dos aposentados

Na reunião, a FUP voltou a ressaltar que mudanças contundentes na política de SMS da Petrobrás e, o cumprimento da cláusula 181 do ACT, referente à extensão dos níveis de 2004, 2005 e 2006 para todos os aposentados e pensionistas do Plano Petros, são os dois pontos primordiais para o fechamento desta campanha. A Federação e seus sindicatos citaram os últimos acidentes fatais no Sistema Petrobrás, ocorridos no intervalo de pouco mais de um mês, somando quatro mortes e, exigiu que a empresa apresente até a próxima semana, um relatório com as últimas ações de SMS da Petrobrás.

Fonte: FUP