Péssima alimentação na Regap preocupa Sindipetro

Foto: Azevedo e Travassos

O Sindipetro/MG tem recebido de forma recorrente as reclamações sobre a má qualidade da comida ofertada pela Refinaria Gabriel Passos (Regap). O sindicato tem cobrado da gerência local quanto a melhorias efetivas nos contratos que, nos últimos anos, tem apresentado recorrentes problemas para os trabalhadores próprios e terceirizados.

Em setembro de 2022 a empresa fornecedora de alimentos à refinaria foi substituída, após a Savvy ser envolvida em um escândalo de assédio e coerção contra os seus funcionários. Porém, o que poderia ter sido uma oportunidade de melhoria, se transformou em mais reduções na qualidade dos alimentos, o que piorou com o atual contrato “tampão”. Até mesmo pedaço de vidro foi encontrado em uma das refeições. 

Diretor do Sindipetro/MG, Guilherme Alves destaca que a má qualidade da comida não é apenas uma questão de paladar. “A má qualidade dos alimentos fornecidos pela empresa não é novidade, mas não pode ser naturalizada. Isso compromete a saúde e o bem-estar do trabalhador. Além disso, as empresas cobram caro por essa refeição, mesmo em contratos cada vez mais sucateados” afirmou.

Na Refinaria Duque de Caxias (Reduc) .foi iniciado um estudo sobre a possibilidade de implementação do vale alimentação para trabalhadores próprios. Entretanto, não houve ainda uma solução concreta apresentada pela gestão da empresa.  Na Usina Termelétrica de Ibirité, foi encerrada a oferta de comida in natura e implementado o vale alimentação, porém sem qualquer acordo com o Sindicato, a partir de uma decisão unilateral da Sede.

“Qualquer discussão envolvendo o vale precisa avaliar a questão da isonomia de condições para todos os trabalhadores, próprios e terceirizados, uma bandeira histórica nossa. Vamos seguir atentos às discussões feitas na Reduc, mas até que uma nova solução seja apresentada, precisamos melhorar as condições atuais da alimentação.”, avalia o diretor Guilherme.

A fim de cobrar providências quanto à péssima qualidade da alimentação oferecida na Regap, a Diretoria do Sindicato enviou ofício à gerência local solicitando uma reunião específica sobre o tema.

[Da imprensa do Sindipetro MG]