Pesquisa da FUP verifica se gestores das refinarias estão cumprindo procedimentos de SMS e a NR-20

Uma das estratégias da FUP e seus sindicatos para barrar os cortes de postos de trabalho nas refinarias é a aplicação de um questionário para que os petroleiros relatem se os gestores das unidades estão cumprindo os procedimentos de SMS e a NR-20, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.
 
O formulário com 11 questões está sendo respondido pelos trabalhadores das áreas operacionais em todas as unidades de refino da Petrobrás nas bases da FUP. O preenchimento do questionário é mais um instrumento de mobilização da categoria na luta em defesa da vida e contra a redução dos postos de trabalho.

Nesta terça-feira, 18, o coordenador da FUP, José Maria Rangel, esteve na tenda da resistência, montada pelo Sindipetro-PE/PB em frente à Refinaria Abreu e Lima, onde os trabalhadores estão em permanente mobilização para barrar o corte nos efetivos operacionais. Cerca de 130 questionários foram preenchidos e servirão de base jurídica para denunciar o descumprimento das normas de segurança e os riscos que a redução dos postos de trabalho trazem para os trabalhadores e as comunidades vizinhas.

FUP