Pequenos agricultores e petroleiros se unem em defesa da soberania alimentar e da Petrobrás

Cerca de 4 mil pessoas participaram de manifestação na Av. Paulista na última sexta-feira, 16. O ato, contra o uso de agrotóxicos e pela soberania alimentar fechou o Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores, que ocorreu em São Bernardo do Campo.

Além do MPA, o ato contou com a participação de diversos movimentos sociais como o MST, o Movimento dos Atin- gidos por Barragens (MAB), a Central Única dos Trabalha- dores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (Contac) e o Sindicato dos Trabalhadores da Ali- mentação e o Sindipetro Unifi- cado, entre outros.

O ato teve início no vão livre do Masp e se dirigiu até o Edisp. Para Roseli Ludtke, da dire- ção nacional do MPA, a atividade marca a necessidade de luta por um novo modelo agrário no país. “Viemos para a rua em defesa dos direitos, da alimentação saudável, contra a exploração e o ajuste fiscal, que só é ajuste para os trabalhadores”, afirmou Ludtke, criticando também a atual política econômica do go- verno federal.

Democracia e Petrobrás

Os manifestantes também pautaram como bandeiras da manifestação a defesa da estabilidade democrática e da Petrobrás, contra iniciativas contra seu caráter público e nacional.

Cibele Vieira, coordenadora do Unificado, afirmou que a categoria se somou à manifestação defendendo “a soberania alimentar, a democratização da mídia e a Petrobrás”.

“Na conjuntura em que o país está vivendo, esse ato demonstra muita força, mostrando unidade da classe trabalhadora”, destacou Cibele.

Com informações: Brasil de Fato