Pendências do Tecab foram tema de reunião do NF com gerência

No dia 30 de janeiro, a diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida com a gerência do TECAB para tratar das pendências da reunião anterior e às últimas denúncias apresentadas. Em pauta, CCM’s, NR 35, ônibus do turno, efetivo mínimo, treinamento em horário de folga, entre outros. Além desses temas foi marcado para dia 26 a inspeção dos banheiros e solicitado pelo vice presidente da CIPA reparo na caixa d´água e do sistema de esgoto.

Leia o resultado da reunião para os pontos debatidos:

CCM´S
A gerência do Tecab informou que os CCM´s estavam com o sistema de detecção fogo e gás totalmente inoperante e voltaram a operar no dia 30 de dezembro. O Sindipetro-NF questionou quanto tempo o CCM ficou inoperante e a gêrência não soube responder.

CCM 520
O Diretor do NF, Claudio Nunes, questionou a situação do CCM520 em relação à detecção de fogo e gás como o sistema de pressurização interna.
O coordenador da utilidade do Tecab informou que a pressurização interna deste CCM está em conformidade nos parâmetros e a detecção de fogo e gás é feita por uma rotina que deixa um operador da utilidade em stand by.
A previsão para o CCM 520 ser implementado totalmente é 2018.O NF questionou o prazo e o fato de só ser possível detectar fogo ou gás visualmente.
O NF sugeriu a instalação de câmeras no interior do CCM, para monitoramento a distância, reduzindo a exposição do trabalhador.

Sistema de CO2 dos CCMs
Para a gerência o sistema é atendido.Por solicitação do sindicato, a gerêencia do Tecab irá identificar e alertar a todos os trabalhadores dessas áreas que os equipamentos ficarão fora de operação e seus motivos.

Ar condicionado
Apesar da gerência informar que já foram sanadas todas as pendências referentes ao ar. O NF solicitou a verificação do funcionamento dos sensores e da necessidade de se preocupar com o conforto do trabalhador, já quea temperatura adequada é mandatório por norma.

CCM 5122
A gerência ficou de apresentar um levantamento completo dos sensores até o dia 4 de fevereiro.

Recarga de Cilindros
O vice presidente da CIPA colocou problemas na 33010 e definirá o reponsável pela recarga.

Reboco do teto caindo
Após cobrança da direção do NF, a gerência do Tecab informou que no dia 03 de fevereiro irá começar um trabalho de verificação dos telhados e caso haja infiltração será sanado.

Problemas de gestão
Os representantes da empresa se comprometeram a definir um procedimento para que os trabalhadores possam entrar em contato direto com os gestores.

Linha de dilúvio que era de PVC
Foi trocado o trecho da linha problemática. As linhas de incêndio que foram denunciadas como bloqueadas já estão operacionais.

Sistema de ar comprimido
Foi contratada uma empresa para que sejam feitos teste em todos os equipamentos com problema. O NF alertou que os companheiros da manutenção estão sem os devidos treinamentos para fazer serviço nesses equipamentos, e mantê-los operacionais. O sindicato também solicitou um levantamento de quantas pessoas tem treinamento na Atlas e qual o planejamento.

Aviso de Anormalidades
O NF lembrou do compromisso de passar a orientação para todas as equipes no dds, em relação a orientação de considerar serviço em altura todo o trabalho que seja realizado com uso de escada acima de 2 metros, além da importância de manter sempre os três pontos de apoio.

Pauta do ofício

Efetivo mínimo
O diretor do NF, Claudio Nunes, informou que problemas com marcação de periódico, tabela de permuta de horários, treinamento na folga são exemplos de problemas de efetivo.A gerência do Tecab se comprometeu a acompanhar de perto.

A gerência apresentou um documento com os critérios e o dimensionamento do efetivo mínimo. que chamam de efetivo referencial.

A direção do sindicato afirmou que discorda do documento e que a gerência está colocando em risco de segurança os trabalhadores se mantiverem este entendimento.

Permutas obrigatórias
O NF questionou o não cumprimento do ACT, pois a empresa está de forma unilateral fazendo a mudança de horários dos trabalhadores, inclusive utilizando uma tabela. A gerência irá verificar se as permutas são negociadas.

O NF também perguntou que se há previsão de contratação de pessoal para substituição das empresas terceirizadas, como também para composição de efetivo, haja vista que o terminal esta em fase de ampliação.
A gerência afirma que não há necessidade de novos concursos.

Treinamento em horário de Folga
A gerência do TECAB afirmou que é pago HE sempre que acontece na folga.
Para a direção do NF, o efetivo mínimo tem que ser cumprido e que na visão do sindicato não está acontecendo. Já que o efetivo mínimo tem que prever trabalhadores em férias, periódicos, treinamentos e etc.

NR-35
O NF afirmou em mesa que a Transpetro não está avisando o acontecimento de ocorrências anormais, como é feito pela Petrobrás. A gerência local se comprometeu a analisar.

Ônibus do turno
O DFA informou que os ônibus que estão sendo utilizado em PQ dos Tubos vão ser utilizados no TECAB, pois estavam aguardando o contrato terminar. O prazo deste contrato é dia 30 de janeiro de 2015.

Fonte: Sindipetro NF