Pelo menos um trabalhador é ferido em explosão na Refinaria de Pasadena

 foto ABC13.com

Um incêndio de grandes proporções atingiu neste sábado (5) de manhã a refinaria da Petrobras em Pasadena, no Texas, informaram a polícia e a Guarda Costeira dos Estados Unidos. Três pessoas sofreram queimaduras, uma delas grave, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

De acordo com o departamento de polícia de Pasadena, o incêndio foi provocado por uma explosão em um gerador da refinaria, que tem capacidade para processar 100 mil barris por dia Uma parte do canal de Houston precisou ser fechada para navegação por cerca de três horas devido à fumaça proveniente do incêndio na refinaria, que fica no margem do canal, segundo a Guarda Costeira.

Uma explosão fez casas próximas à refinaria tremerem na área de Pasadena, nos arredores de Houston, pouco antes do incêndio, de acordo com a emissora KTRK.(bpd).

O serviço de inteligência da indústria de energia Genscape informou que uma unidade de hidrotratamento de óleo de 35 mil bpd da refinaria foi fechada. Ainda segundo a Genscape, todas as outras unidades do sistema de 100 mil bpd parecem continuar operando normalmente.

Bombeiros de Pasadena e de Houston estavam trabalhando no combate às chamas, de acordo com os dois departamentos. “Um dos rapazes ficou bastante queimado”, disse uma fonte com conhecimento das operações de emergência no local. “Acho que os outros dois não ficaram tão mal”.

Em nota, a Petrobras divulgou que o incêndio aconteceu às 13h15, no horário de Brasília e que as chamas foram controladas. O funcionário ferido foi levado ao hospital e já liberado e a refinaria continua operando de forma segura, com as devidas autorizações de funcionamento dos órgãos competentes.

Fonte: Reuters e UOL