Participe do plebiscito por uma reforma política democrática

Na Semana da Pátria, de 01 a 07 de setembro, os brasileiros terão a chance de se posicionarem a favor de um ampla  e soberana reforma do atual sistema político. Um plebiscito popular, organizado por cerca de 400 entidades dos movimentos sociais e sindicais, irá coletar votos, em urnas espalhadas por todo o Brasil e também através de um sistema de votação pela internet. Todos os brasileiros poderão votar. As cédulas terão uma única pergunta: Você é a favor da convocação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político? (   ) SIM   (    ) NÃO.”

A FUP e seus sindicatos estão engajadas nesta campanha nacional, que teve início no ano passado logo após as manifestações de junho, quandomilhares de jovens em todo o país cobraram reformas sociais e se manifestaram contra o atual sistema político. Em resposta, a presidenta Dilma Rousseff propôs algumas ações imediatas para atender às demandas das ruas, entre elas uma reforma política, através de uma Constituinte Exclusiva, mas foi rechaçada pelo Congresso Nacional. A crise de representação política que desaguou nas manifestações de junho de 2013 permanece e certamente se refletirá nas eleições deste ano.

A resistência da grande maioria dos parlamentares a uma ampla e soberana reforma política não é por acaso: 73% das vagas do Congresso Nacional pertencem às bancadas empresarial e ruralista. Portanto, é fundamental a participação de todos neste plebiscito, cuja meta é alcançar 10 milhões de votos.Somente com pressão popular poderemos lutar por uma Constituinte Exclusiva para garantir um modelo eleitoral mais representativo, com financiamento público das campanhas, ampliação dos mecanismos de democracia participativa, fim das coligações partidárias, entre outras reformas do atual sistema político.

Como votar:

Os comitês populares disponibilizarão urnas em diversas cidades do país, em ruas e praças públicas, além de igrejas, sindicatos, associações de moradores, entre diversas outras instituições. Os sindicatos da FUP também terão urnas em suas sedes e nas bases. Informe-se com o seu sindicato sobre os locais de votação.

A votação também pode ser feita pela internet, acessando www.plebiscitoconstituinte.org.br . Uma ferramenta autenticadora de coleta de votos, estará disponível no site desde as primeiras horas de segunda-feira (01/09). Essa urna virtual só aceita votos de pessoas devidamente identificadas e não permite participação em duplicidade.