Participe da campanha em defesa do legado do educador Paulo Freire

O Instituto Paulo Freire lançou no dia 08 de julho a Campanha Paulo Freire Sim!, em defesa do legado deste grande educador, que, com sua pedagogia humanista, social e inclusiva, mudou a história da educação.

Várias atividades estão sendo preparadas para comemorar o centenário do nascimento de Paulo Freire, em 2021. O objetivo da campanha é arrecadar fundos para defender, fortalecer e reinventar o legado e a obra do educador, além de contribuir com a continuidade das atividades do Instituto Paulo Freire, que completará 30 anos, em 2021.
Acesse: www.kickante.com.br/paulofreiresim e participe desta importante campanha. Veja abaixo a convocatória:

Rumo ao Centenário Paulo Freire, reafirmando, fortalecendo e reinventando juntos o seu legado

Participar desta campanha significa colaborar e se envolver num movimento urgente para fortalecer em nosso país, e em outros países do mundo, a luta pela defesa da educação para a justiça social, para a defesa da Educação em Direitos Humanos e para viabilizar e visibilizar iniciativas comprometidas com as causas freirianas.

Ao doar para esta campanha estará colaborando também para defender, fortalecer e reinventar o legado e a obra de Paulo Freire, um exemplo de luta e resistência pela educação como prática da liberdade.

Em tempos de descaracterização de Freire, com a intenção de, ao atacá-lo, atacar as suas causas, os princípios e as práticas da educação pública, gratuita, laica, democrática, de qualidade sociocultural, socioambiental e promotora dos direitos humanos, é urgente celebrar seu centenário com ações de defesa e afirmação da sua pedagogia, de seu legado.

 A educação transforma vidas – Num contexto de ataques à democracia, de pandemia e de retrocessos, sobretudo, nas áreas sociais, queremos sensibilizar, mobilizar, debater, reafirmar o direito à educação de qualidade sociocultural e socioambiental, o direito de nossas crianças, jovens, adultos e idosos de terem acesso à educação que humaniza e transforma vidas, visando à justiça social.

 Centenário de Paulo Freire – Fortalecer a educação freiriana, humanista, humanizada e transformadora, contra todas as formas de opressão. Defender e reinventar o legado de Paulo Freire rumo às comemorações do Centenário de seu nascimento (1921-2021), homenageando e reafirmando as causas que ele sempre defendeu, com e a favor dos esfarrapados do mundo, visando à superação de todas as formas de desigualdade, de preconceito, de discriminação e de retrocesso social presentes, hoje, na sociedade brasileira e mundial.

 Continuidade das atividades do Instituto Paulo Freire – Buscar contribuições para que o Instituto Paulo Freire, organização não governamental, que completará 30 anos em 2021, possa continuar reunindo pessoas e instituições do Brasil e de vários países do mundo que, movidas pelos mesmos sonhos de uma educação humanizadora e transformadora, seguir trabalhando em torno do legado de Freire, disponibilizando gratuitamente para estudantes e pesquisadores o Acervo de Paulo Freire, considerado patrimônio documental da humanidade. O contexto político e econômico em que estamos inseridos tem imprimido um enorme desafio para manter viva a instituição e suas lutas.

Ao contribuir, você ajudará a:

1. Criar uma jornada inédita 100% on-line, intitulada “Paulo Freire Sim! Defender, fortalecer e reinventar o seu legado”. Serão 6 videoaulas de até 30 minutos cada, produzidas pela EaD Freiriana. Disponibilizar ainda o pdf de 4 livros do Instituto Paulo Freire, como material didático complementar à Jornada.

2. Modernizar o site do Instituto Paulo Freire, enriquecendo-o com informações, protegendo-o de ataques, e tornando-o mais didático para acessos. Atualizar ainda o Acervo Digital Paulo Freire, incluindo novos conteúdos sobre vida e obra “de” e “sobre” Freire, para dinamizar as pesquisas de estudantes e pesquisadores sobre o legado e a práxis do Patrono da Educação Brasileira.

3. Criar um site Comemorativo do Centenário Paulo Freire visando a dar mais visibilidade e colocar em conexão todas as iniciativas, eventos, seminários, ações realizadas no Brasil e em diferentes países relacionadas à data. A ideia é criar o site, acolhendo, promovendo o encontro, com presencialidade também no campo virtual, por meio das contribuições dos colaboradores e convidados.

4. Criar o cadastro da Comunidade Freiriana, uma ferramenta com mapeamento georreferenciado desta comunidade no Brasil e no mundo, em diversos idiomas, incluindo cadastro de pessoas interessadas em atualizar-se e participar de cursos da EaD Freiriana, e em compartilhar seus conhecimentos e reflexões em torno das contribuições de Freire em diferentes áreas do conhecimento.

[Fonte: Insitituto Paulo Freire]