Participantes da FACEB conquistam direito de eleger Diretor de Benefícios

A alteração do estatuto que possibilitou a eleição direta foi resultado de luta histórica dos trabalhadores





Anapar

A Fundação de Previdência dos Empregados da CEB – FACEB, entidade fechada de previdência complementar patrocinada pela Companhia Energética de Brasília (CEB) realizou pela primeira vez eleição direta para a escolha do novo Diretor de Benefícios da entidade. A eleição aconteceu no dia 08 de julho, e os participantes ativos e aposentados escolheram, dentre sete candidatos ao posto, o diretor João Carlos Dias Ferreira, que tomou posse no dia 13 de agosto último. 

Conquista das entidades de classe – A alteração do estatuto que possibilitou a eleição direta do Diretor de Benefícios da Fundação foi resultado de luta histórica dos trabalhadores da CEB, representados pelo Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal, o STIU-DF. A entidade negociou diretamente com o atual governador do Distrito Federal a implantação da antiga demanda dos associados, de democratizar a sua entidade de previdência complementar e integrar os trabalhadores à gestão de suas reservas previdenciárias. 

“A conquista da eleição direta muito nos orgulha. Este avanço democrático aconteceu após um longo processo de luta iniciado há mais de 15 anos. Abre-se uma porta para que mais Fundações do Distrito Federal também conquistem a representação dos participantes na Diretoria Executiva. A Anapar também teve uma participação decisiva nesta conquista”, avalia Jeová Pereira de Oliveira, Diretor do STIU-DF e da ANAPAR. 

“A Superintendência de Nacional de Previdência Complementar também colaborou com este avanço, ao aprovar a alteração do novo estatuto da Fundação FACEB em tempo hábil para a realização das eleições e posse do novo diretor”, completa Claudia Ricaldoni, Presidente da Anapar.

FESTA DA VITÓRIA

Essa conquista dos trabalhadores merece uma grande comemoração. E ela acontecerá no próximo sábado (21), a partir das 12h, na ASCEB (churrasqueiras), Avenida W5 Quadra 904 Sul.