Está em curso o processo eleitoral para escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobrás que está sendo privatizada, no projeto de desmonte da companhia, que vem sendo imposto a toque de caixa por Pedro Parente e seus aliados.
É fundamental que o trabalhadores garantam nos CAs da empresa representantes comprometidos com a defesa do Sistema Petrobrás integrado e a serviço do povo brasileiro e não do mercado. Por isso, recomendamos que os companheiros da BR votem em Lino (2000) para o Conselho de Administração da subsidiária. Não podemos permitir que a vaga dos trabalhadores caia nas mãos de colaboradores do mercado.
Conheça um pouco mais sobre lino, acessando seu blog:
Afinal, para que serve um representante dos empregados no CA da companhia? O atual representante tem cumprido esta função?
As respostas não são simples.
Ainda mais neste momento em que a BR vem sendo fragilizada no seu elo com o sistema PETROBRAS, que por sua vez sente a ameaça do atual governo que ainda pretende privatizar as estatais.
Nesta eleição aparecerão candidatos com os chavões do mercado: governança, eficiência e meritocracia, a palavra mágica do momento. Estas mesmas palavras que o “mercado” utiliza para justificar privatizações e destruir direitos sociais.
Então que faz um representante?
O CA é um órgão colegiado. Portanto, o conselheiro por si só não tem poder de decisão, depende do conjunto. Porém, o conselheiro tem o papel fundamental de fiscalizar a administração da empresa.
Precisamos de um representante dos empregados no CA que:
– Busque fortalecer os elos da BR com sistema PETROBRAS.
– Questione e fiscalize os atos da administração principalmente ao funcionamento da AMS.
– Que se posicione contrariamente a reestruturação de organização que resultem em condições de trabalho prejudiciais aos empregados.
– Lute por um processo de assessment transparente, que privilegie os empregados em experiência gerencial para as gerências 1º e 2º níveis e todos os demais empregados da BR para os outros cargos.
– Que esteja em contato constante com os empregados.
– Que esteja há tempos apoiando e mobilizando os empregados pelas suas causas mais sensíveis.
Por isso, todos nós que participamos e nos mobilizamos na luta contra a privatização da BR apoiamos e recomendamos LINO para o CA!
Fonte: Blog do Lino 2000 CA-BR