Panorama atual da Petros é tema de debate no segundo dia do Encontro Nacional Jurídico, no RJ

FUP

O segundo dia do Encontro Nacional Jurídico da FUP começou com a exposição do panorama e agenda atual da Petros, feita pelo diretor da Secretaria de  Previdência da Federação e membro do Conselho Deliberativo da Petros, Paulo César Martin e, pelo assessor atuarial da FUP, Rodarte Nogueira. Os temas iniciais abordados no debate foram as principais questões históricas da Petros como o Acordo de Obrigações Recíprocas, novo processo de repactuação, separação de massas, BPO  e esclarecimentos sobre as ações das associações de aposentados,entre outros.

Além disso, as assessorias jurídicas dos sindicatos tiraram dúvidas sobre a substituição das garantias no compromisso financeira da Petrobrás com a Petros e as conseqüências do possível fim do convênio do INSS com a Petrobrás.

O Encontro prossegue na parte da tarde, quando os debates serão de tema livre e as assessorias jurídicas regionais poderão relatar casos de sucesso e de dificuldades das ações relacionadas à categoria. Antes do encerramento, também ocorrerá a aprovação de encaminhamentos e recomendações do encontro.