Pandemia na Petrobras: Mais de 90% dos trabalhadores do campo de Xaréu, no CE, testam positivo para covid-19

Quarenta e dois dos 45 trabalhadores do campo de exploração de Xaréu, no litoral do Ceará, testaram positivo para covid-19 e estão isolados em um hotel em Fortaleza. A informação é do Sindipetro-CE/PI.

O campo de Xaréu é uma das áreas de exploração marítima que a Petrobras colocou à venda e está localizado a cerca de 50 quilômetros da costa de Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Veja a nota do sindicato:

93% dos trabalhadores de duas plataformas marítimas do Ceará testam positivo

Quarenta e dois dos 45 dos trabalhadores de um campo de exploração marítima de petróleo da Petrobras, no mar de Paracuru, testaram positivo e estão isolados em hotel na capital cearense.

No dia 02 de maio, houve a primeira queixa de febre e dores por parte de três trabalhadores em uma plataforma denominada PXA1. Três dias depois, desembarcaram cinco trabalhadores apresentando sintomas da covid-19; os que pernaneceram embarcados e tiveram contato direto com esses cinco mantiveram-se isolados internamente. Porém, sem resultados sanitários efetivos.

Uma plataforma interligada à PXA1, dentro do mesmo campo de petróleo (Xaréu), denominada PXA2, também foi atingida pelos efeitos da pandemia e hoje, além da própria PXA1, encontra-se desabitada. Além disso, um dos sintomáticos chegou a adentrar em uma terceira plataforma, denominada PAT3, que atualmente encontra-se normalmente habitada.

No domingo (10/05), mais um trabalhador apresentou sintomas, ele estava em outro campo de produção, o de CURIMÃ.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Ceará, a circulação entre plataformas, compartilhamento de alojamentos e refeitório, mostra a ineficácia de medidas, pois um novo foco pode se estabelecer e repetir a situação onde a Petrobrás insiste em manter os embarques. “A gestão tem negligenciado os cuidados com a força de trabalho. As primeiras máscaras eram de apenas de uma camada de TNT, sem elástico, para ser montada pelo usuário e em quantidade insuficiente”, relatou um dos trabalhadores.

O Ministério Público do Trabalho foi notificado.

[Com informações do Sindipetro-CE/PI]