P-36: esquecer jamais. Acidente completa 11 anos esta semana

Além dos familiares e amigos do 11 companheiros mortos naquele acidente, mais 300 famílias choram a morte de outros petroleiros vítimas de acidentes de trabalho no Sistema Petrobrás

 Imprensa da FUP

O dia 15 de março tornou-se um marco na luta da categoria petroleira por condições seguras de trabalho. Nesta data, há 11 anos, aconteceu na Bacia de Campos um dos mais emblemáticos e dolorosos acidentes de trabalho da história da Petrobrás: a morte de 11 petroleiros após uma série de explosões na P-36, que causaram o afundamento da plataforma que era na época a maior do mundo. O próximo dia 15, portanto, é uma data que não pode jamais cair no esquecimento. Além dos familiares e amigos do 11 companheiros mortos naquele acidente, mais 300 famílias choram a morte de outros petroleiros vítimas de acidentes de trabalho no Sistema Petrobrás. Só a luta diária e o engajamento da categoria nas campanhas e mobilizações por condições seguras de trabalho poderão impedir que mais vidas se percam.

O Sindipetro-NF promove nos próximos dias 14 e 15 eventos e debates para envolver a categoria na luta para que outras P-36 não aconteçam. Um dos debates terá como tema “Interdições e Autuações na Bacia de Campos” e será realizado na sede de Macaé, com a participação de um representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).Também estão programados atos nos aeroportos de Macaé, Farol e Cabo Frio, com participação das viúvas, familiares e trabalhadores acidentados.