Os petroleiros votaram em Dilma. Saiba por que!

Por que os petroleiros votaram em Dilma? A resposta ao título deste boletim, certamente, soa óbvia para a grande maioria dos trabalhadores que viveram no governo FHC/Serra…





Imprensa da FUP

Por que os petroleiros votaram em Dilma? 

A resposta, certamente, soa óbvia para a grande maioria dos trabalhadores que viveram no governo FHC/Serra o desmonte da Petrobrás, a quebra do monopólio, os escândalos das privatizações, demissões, desemprego, arrocho salarial, perda de direitos e tantos outros ataques.

José Serra foi um dos principais articuladores e executores da política privatista e neoliberal do governo dos tucanos, que mergulhou o Brasil em uma das mais profundas crises sociais do país. 

Desregulamentaram setores estratégicos, enfraqueceram e reduziram o Estado. Aprofundaram a concentração de renda e a exclusão social.

O governo FHC/Serra também reeditou o autoritarismo, com argumentos e expedientes que lembravam a ditadura militar. Criminalizou os movimentos sociais, invadiu refinarias da Petrobrás com tanques do Exército, demitiu e perseguiu trabalhadores, tentou calar os sindicatos com multas milionárias.

Todos estes motivos já seriam mais do que suficientes para definir o voto dos petroleiros em Dilma. Mas, a principal questão que está em xeque nesta eleição é escolhermos nas urnas se queremos ou não dar continuidade a um projeto popular e democrático de reconstrução do Brasil, onde a Petrobrás e o pré-sal são o passaporte do país para um futuro sem miséria, com mais e melhores empregos, educação, saúde e desenvolvimento para todos. 

Os petroleiros dizem SIM.

Acesse aqui o boletim especial da FUP sobre a eleição presidencial.