Os ganhos reais conquistados pelos petroleiros através da FUP







A Evolução Recente da Remuneração dos Petroleiros da Ativa – Um período de conquistas 

Este pequeno artigo objetiva mostrar que os trabalhadores da ativa da Petrobras conquistaram significativos aumentos em suas remunerações mensais nos anos recentes. Este processo está diretamente relacionado à capacidade de organização e mobilização dos trabalhadores que conquistaram importantes aumentos na remuneração total, por meio do Plano de Cargos e Salários, em um primeiro momento, e pela Remuneração Mínima por Nível e Regime – RMNR, a partir de julho de 1997¹.

Um trabalhador do Regime Administrativo que entrou na empresa antes de 01 de setembro de 2003, por exemplo, acumula, no mínimo, 30,18% de aumento em sua remuneração mensal total, até 31 de setembro de 2010, tomando por base a variação do Índice de Preços ao Consumidor Ampliado – IPCA/IBGE. Comparando com o Índice de Custo de Vida – ICV/Dieese, este percentual totaliza 30,30%. O exemplo acima do trabalhador do Regime Administrativo é o pior dos casos: empregado com mais de 30 anos de casa já em 01 de setembro de 2007², trabalhando na região 3³.

O gráfico abaixo apresenta a evolução acumulada do ICV/Dieese, do IPCA/IBGE e da Remuneração do trabalhador do exemplo acima.

 


Fonte: Dieese; IBGE

Como se pode observar, a Remuneração Mensal Total evolui bem acima dos índices de custo de vida. 

 ¹A utilização dos mecanismos de aumento de nível e RMNR para concessão de aumentos reais da remuneração mensal foi a estratégia utilizada pela empresa para atender a reivindicação de aumento real dos trabalhadores.

²O que significa que o mesmo recebe 45% do salário base a título de Anuênio.

³Na região 3 a diferenciação regional da RMNR é a menor, 2 pontos percentuais.

Os números que serviram de base para a elaboração do gráfico anterior são apresentados na tabela a seguir, que mostra a evolução da remuneração mensal dos Petroleiros a partir do ano de 2003, destacando a evolução, ano a ano, do ICV; do IPCA; do salário Base; e os ganhos obtidos por meio do Plano de Cargos e da RMNR.

 Tabela 1 – Evolução Percentual da Remuneração dos Trabalhadores da Petrobras – Empregados da Ativa (2003 a 2010)

Fonte: DIEESE; IBGE
Elaboração: SS DIEESE/FUP

(1) Percentual mínimo obtido no enquadramento da nova tabela do PCAC – 1° de janeiro de 2007.

(2) Percentual máximo obtido no enquadramento da nova tabela do PCAC – 1° de janeiro de 2007 abrangendo 53 Técnicos de Suprimento e 2 Técnicos de Logística de Transporte.

(3) Menor RMNR (2%) mais menor aumento real obtido por meio da RMNR (1,67%)

(4) Maior RMNR (34% para os trabalhadores que entraram na empresa após 2007 e estavam lotados no regime administrativo, na região 1) mais o maior aumento real obtido por meio da RMNR (2,23%).

A evolução positiva da remuneração mensal frente aos índices de inflação no período recente só foi possível com muita organização e mobilização dos petroleiros, característica histórica desta importante categoria, que, quando foi necessário, parou a empresa por melhores condições de trabalho e melhor remuneração.

Mas, há que se destacar que no período anterior, de 1995 a 2002, apesar de toda a mobilização, os petroleiros acumularam perdas da ordem de 9,64%, em comparação ao INPC/IBGE e de 12,45%, em relação ao ICV/DIEESE.

Portanto, os números acima permitem afirmar que no período recente os petroleiros da ativa não só recuperaram as perdas observadas entre os anos de 1995 e 2002, como conquistaram aumento da remuneração mensal total por meio do Plano de Cargos e Salários e da RMNR.

Por fim, deve-se destacar que outro importante componente da remuneração dos petroleiros que apresentou evolução positiva nos últimos anos é a Participação nos Lucros e Resultados, PLR, mas a analise da evolução do pagamento da PLR na Petrobras fica para outro artigo.

Henrique Jäger – Economista do DIEESE responsável pela Subseção do DIEESE na Federação Única dos Petroleiros.