Operador que atuava na contenção de um vazamento em PNA-1 sofre acidente

Sindipetro NF

No dia 03 de janeiro, ocorreu um acidente durante uma operação para conter um vazamento de óleo e gás em PNA-1. O operador que participava do procedimento subiu num canhão de EP e ao descer pisou em falso na tubulação e caiu de costas na grade de piso. Foi levado à enfermaria pela equipe de socorristas, já que estava com muita dor nas costas e pulso, e após uma analise inicial, foi solicitado seu desembarque imediato, que só ocorreu por volta das 18h. Segundo informações ele deu entrada no Hospital da Unimed em Macaé, mas ficou sem acompanhamento, com dores e sem nenhum atendimento inicial. Só depois do Gerente do Ativo entrar em contato com o hospital que o trabalhador foi atendido.

O acidente

A empresa Stop Leaking estava colocando uma abraçadeira de vedação em uma das várias tomadas com baixa espessura, que exitem nos oleodutos e gasodutos. O serviço era realizado na Ep-20101 oleoduto de PNA-2 e consistia na instalação de uma abraçadeira e injeção de selante internamente para reforço da tubulação. O processo todo é feito com o sistema operando, ou seja, oleoduto escoando óleo. Ao iniciar a injeção do selante a uma pressão de 10.000 PSI houve a expulsão da tampa da abraçadeira e da tomada que estava com baixa espessura. Imediatamente começaram a jorrar oleo e gás. Esse vazamento durou cerca de 15 minutos, mas não se tem informação de quanto óleo foi jogado no mar.

O Sindipetro-NF solicita que a Petrobrás cobre da Unimed a forma como seus trabalhadores Vêm sendo tratados no Hospital de Macaé. Para investigar o acidente, foi criada uma comissão da qual o diretor do sindicato, Wilson Reis participará.