Opep fixa limite de produção e preços do petróleo sobem

 

 

Os operadores do mercado esperavam que o grupo continuasse com a política adotada em 2014, na qual cada país define o volume de petróleo a ser extraído. Agora, os membros da Opep concordam em reduzir a produção para 32,5 milhões a 33 milhões de barris por dia.

É esperado que o acordo melhore as perspectivas do setor, mas ele pode representar aumento de preços para os consumidores. No mercado de ações, empresa como a ExxonMobil, com 4,4%, e a Chevron, com 3,2%, tiveram ganhos após o anúncio da Opep.

O mesmo aconteceu com a Petrobras, com um aumento de 4,85% em suas ações ordinárias e de 3,89% nas preferenciais no pregão da Bovespa.

Entreguista, o governo de Michel Temer apoia projeto de autoria do então senador José Serra que flexibiliza a participação da Petrobras na exploração dos campos do pré-sal. Pela lei atual, aprovada em 2010, a Petrobras atua como operadora única dos campos do pré-sal com uma participação de pelo menos 30%. Caso o projeto de Serrra seja aprovado, essa obrigatoriedade deixa de existir.

Do Portal Vermelho, com GGN