Ocupação: Temer cobra de diretores lista com nomes de estudantes

 

 

Uma denúncia feita na página da Frente Brasil Popular chamou atenção dos internautas na noite dessa quarta-feira (18). Seguindo os moldes da ditadura militar, onde “elementos subversivos” eram fichados, o Ministério da Educação (MEC) do governo Temer resolveu se infiltrar nos institutos federais ocupados, orientando, através de um ofício, que os dirigentes das escolas listem todos os estudantes que participam das ocupações.

Contrários à PEC 241, a Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio e a Lei da Mordaça, secundaristas ocupam mais de 900 colégios, em várias regiões do país, resistindo contra a truculência e a falta de democracia estabelecidas no país após a ascensão de Temer à presidência. 

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, considera um absurdo a ação do MEC, afirmando que “há uma tentativa de criminalizar e colocar a sociedade contra as ocupações, então o recado do movimento estudantil para MEC é: se vocês querem que as escolas sejam desocupadas até o dia 31 de outubro, que revogue a MP da Reforma do Ensino Médio, caso contrário as ocupações continuarão”. 

Ação semelhante aos tempos de chumbo 

Pedro Gorki, diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e participante da ocupação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, analisa com preocupação a atitude do governo, “esse ataque é semelhante aos que aconteciam durante a ditadura militar, período sombrio da história, fichar alunos é uma afronta ao movimento estudantil, todas essas ações são para desmobilizar nossas ocupações, mas se não deixamos de lutar durante o regime ditatorial, não será agora que desistiremos de reivindicar nossos direitos, não nos intimidaremos aos ataques desse governo ilegítimo, vamos sim ocupar mais escolas, agora sabemos que estamos incomodando”, afirma o estudante. 

Até a manhã desta quinta-feira (20), o MEC não havia se pronunciado a respeito da emissão do ofício aos dirigentes dos Institutos Federais.

 

VIA Portal Vermelho