Obras de Paulo Freire ganham registro internacional de ‘Memória do Mundo’

A FUP teve a honra de representar o Instituto Paulo Freire (IPF) na cerimônia de recebimento dos certificados de inscrição de acervos brasileiros no conceituado Programa Memória do Mundo (o MoW), criado pela UNESCO. Em outubro do ano passado, a “Coleção Educador Paulo Freire” foi selecionada para receber o Registro Internacional junto com outros dois importantes acervos nacionais: o “Arquivo Pessoal de Nise da Silveira”, a grande humanista que mudou a história da psiquiatra no Brasil, e a coleção “Antônio Carlos Gomes: compositor de dois mundos”, que reúne vários documentos produzidos pelo famoso compositor brasileiro de ópera.

Através dessas obras, o Brasil passa a contar agora com dez acervos no MoW. A cerimônia de entrega do selo internacional foi realizada no último dia 22 de março, na sede do Arquivo Nacional. “O reconhecimento do acervo de Paulo Freire como patrimônio documental da humanidade é um momento histórico, principalmente no ano em que Pedagogia do Oprimido faz 50 anos. Através de iniciativas como essa, eternizamos a obra desse grande educador”, destacou Tereza Mara Cruz, assessora da FUP, que recebeu o certificado da UNESCO, em nome do Instituto Paulo Freire.

Mara foi uma das integrantes do Comitê Gestor do MOVA-Brasil, projeto de alfabetização do IPF, construído e mantido em parceria com a FUP e a Petrobrás ao longo dos governos Lula e Dilma e que atendeu cerca de 300 mil jovens e adultos em quase 800 municípios do país. “Foi uma imensa honra representar o Instituto Paulo Freire num momento tão especial para todos nós, que trazemos o ideário do Patrono da Educação Brasileira em nossos corações e como referencia para nossas lutas. É o legado do passado para a comunidade mundial presente e futura”, comentou.

Programa Memória do Mundo

O Programa Memória do Mundo (MoW) foi criado pela UNESCO, em 1992, com o intuito de salvaguardar o patrimônio documental da humanidade do esquecimento coletivo, da omissão, dos danos provocados pelo tempo e pelas condições climáticas e da destruição intencional e deliberada. Uma de suas mais importantes ações foi a criação dos Registros no âmbito Internacional, Regional e Nacional, com o intuito de preservar e facilitar o acesso ao patrimônio documental mundial.

A importância mundial e o destacado valor universal embasam os critérios de seleção para a inscrição de um acervo documental no Registro Internacional, que atualmente conta com 427 documentos e coleções de todos os continentes. Dentre os acervos brasileiros selecionados pela UNESCO, estão coleções de grande importância histórica nacional, como a Rede de Informação e Contrainformação do Regime Militar no Brasil e o Arquivo arquitetônico de Oscar Niemeyer. 

Conheça o Programa Memória do Mundo (em português)

Saiba mais sobre outros acervos brasileiros inscritos (em inglês) no MoW

Consulte aqui (em inglês) a lista completa do Registro Internacional

[FUP | Fotos Assessoria de Comunicação do Arquivo Nacional]