OAB defende mobilização popular para aprovar reforma política

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que acompanhou o resultado das eleições no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em seguida, o discurso da presidenta reeleita Dilma Rousseff, em que ela defendeu a reforma política, acredita que é necessária pressão da opinião pública para que a reforma política venha a ocorrer.

Ao parabenizar a presidente da República, Dilma Roussef, por sua reeleição, o Presidente da OAB disse que a grande vitoriosa do pleito foi a jovem democracia brasileira, com a sétima eleição seguida para presidente da República. “O estado democrático de direito é uma planta a ser regada permanentemente. O mais importante é o respeito às regras e postulados constitucionais”, destacou o presidente.

Marcus Vinicius ressaltou a necessidade do empenho da Presidenta da República em promover uma ampla reforma política, capaz de tornar mais equilibrado o sistema eleitoral brasileiro, com o fim do investimento privado em campanhas e candidatos, com o fim do voto proporcional e com o incentivo para que a participação das mulheres na política brasileira seja ainda mais efetiva.

Entre os itens principais, Furtado Coelho considera que é preciso diminuir os preços de campanha, “que são milionárias”. Com a interferência do poder econômico, os eleitos não representam a maioria da população.

Sobre a possibilidade de a reforma política ser aprovada já no primeiro ano do novo mandato, Furtado Coêlho salientou que, junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a OAB está empenhada em divulgar a campanha Eleições Limpas.

“Vamos mobilizar a opinião pública para que o Congresso Nacional se conscientize sobre a necessidade de reforma política”, afirmou Furtado Coêlho, anunciando que a mobilização será a mesma que ocorreu com a Ficha Limpa. “Vamos nos mobilizar com o Eleições Limpas para termos uma reforma política democrática, tão necessária para o Brasil.”

 
Fonte: Vermelho com Agência Câmara