O petroleiro e diretor regional do Dieese fala da importância da entidade para a classe trabalhadora


Júlio Máximo é formado em economia pela USP, diretor financeiro do Sindipetro NF e integra a sub-seção regional do Dieese no Rio de Janeiro,  onde é diretor há um ano.

Qual a importância do Dieese como instituto de pesquisa e ao mesmo tempo como entidade que abre espaços de debates voltados para a classe trabalhadora?

Atualmente não há dúvidas sobre a importância do Dieese como instituto de pesquisa voltado para os trabalhadores, porém, considerando o tempo de existência da entidade, que foi criada em torno de 50 anos, a popularidade ainda não é grande. A pesar de existirem outras categorias filiadas ao Dieese, a entidade popularizou-se através das campanhas salariais dos petroleiros, que sempre se pautaram pelo Diesse, até mesmo antes da existência da FUP. No entanto, a maioria dos trabalhadores não têm conhecimento da importância do Dieese, com exceção dos dirigentes sindicais e demais militantes que também estão envolvidos com a categoria. Diante disso, o Dieese precisa de uma divulgação mais intensa entre os trabalhadores, para que os mesmos tenham mais amparo em suas lutas.

O Dieese desenvolve pesquisas para entidades que não fazem parte do meio sindical?

Sim, atualmente, o Dieese também elabora pesquisas que são importantes para o país, mas que não estão voltadas para a classe trabalhadora. Esta questão é um pouco delicada, pois o Dieese foi criado para subsidiar os trabalhadores, e por conta de problemas financeiros, precisamos recorrer a outros projetos que fogem do verdadeiro propósito da entidade.

Como o Dieese pretende reverter esta situação?

Conseguindo mais filiações de sindicatos. Para isso, precisamos que as imprensas sindicais façam muito mais que citações sobre o Dieese, e que os assuntos relacionados às nossas pesquisas não sejam pautadas somente na época da Campanha Salarial. Com a descoberta do pré-sal, o Dieese tem tido maior aparição nos jornais sindicais, mas ainda é pouco. O ideal é que a entidade seja cada vez mais popularizada.

Os debates realizados pelo Dieese são restritos aos sindicatos filiados ou são abertos à comunidade?

Os debates são semi-abertos, justamente pelo mesmo motivo que já foi explícito – a falta de divulgação. O público que fortalece os debates pertence aos sindicatos, porém, a participação ainda é pequena, somente os diretores comparecem. Então, reforço mais uma vez, a imprensa sindical pode e deve melhorar o trabalho de divulgação, assim como o próprio Dieese também precisa fazer uma cobrança maior quanto a sua inserção nos meios de comunicação sindical.

Você acha que a disponibilização de um profissional especializado no setor petróleo para uma sub-seção do Diesse, dentro da FUP, ajudou a abrir um leque dentro do próprio Dieese em relação a este setor?

Sim, com certeza, esta iniciativa incentivou a especialização de outros profissionais neste assunto. Hoje temos dois técnicos especializados em petróleo e mais um em formação que tem levado o nome e a importância do Diesse para os trabalhadores do setor privado.

Você acha que através da campanha do pré-sal é possível difundir a importância do Diesse e de certa forma aproximar-se dos trabalhadores que ainda não estão familiarizados com a entidade?

Sim. Com a descoberta do pré-sal, muitas são as especulações sobre os possíveis lucros que virão da sua exploração. Hoje, a campanha do pré-sal para a categoria petroleira, tem como plano de fundo as pesquisas do Diesse, o que viabiliza uma visão mais ampla sobre a magnitude desta descoberta, além de exemplificar os benefícios que o pré-sal traz para o nosso país.

Este ano, os trabalhadores da Petrobrás tiveram uma conquista importante que foi a inclusão da alimentação fora de casa no Acordo Coletivo – que é um sub- ítem do ICV pautado somente pelo Diesse. Você acha que este fato abre precedentes para outras categorias também lutarem por este benefício?

Sim. Realmente a categoria petroleira foi a primeira a conseguir este benefício. Para o Diesse, o fato de algumas entidades como a FUP, por exemplo, ter assessores do Diesse, faz com a categoria entenda a importância do respaldo do  Diesse em suas Campanhas.