O caos da insegurança na Petrobrás

Panes, incêndios, vazamentos e falhas de equipamentos evidenciam total descaso da empresa com o SMS…











Imprensa da FUP

Não é de hoje que os sindicatos e a FUP denunciam as precárias condições de segurança e manutenção em várias unidades do Sistema Petrobrás. As gerências operacionais e do SMS, no entanto, continuam agindo como se estivesse tudo na mais perfeita ordem, menosprezando ocorrências graves, que evidenciam o caos da insegurança na Petrobrás. 

Reduc parada em emergência

O recente incêndio na principal subestação de energia da Reduc (U-2200) parou completamente a refinaria e deixou todas as unidades em estado de emergência. Além de não ter sido um fato isolado, em meio aos rotineiros acidentes e incidentes que têm ocorrido nas refinarias, terminais e plataformas, o incêndio na U-2200 já era previsível.  Desde 2008, o Sindipetro Caxias vem denunciando a falta de manutenção e o péssimo estado de conservação da unidade, situação que se repete em várias outras subestações da refinaria.  Mesmo sem condições operacionais, a Petrobrás está reativando, aos poucos, as unidades da Reduc, aumentando, ainda mais, os riscos de acidentes. No dia 03 de março, um transformador explodiu durante a instalação de um equipamento para alimentação provisória de energia em uma das subestações.

Plataformas em situação de risco

O Sindipetro-NF tem recebido várias denúncias de trabalhadores relatando as precárias condições de segurança nas plataformas e situações de risco a que são rotineiramente submetidos. Na P-32, os petroleiros informaram que o sistema de detecção de fogo e gás está inoperante e que não há material sobressalente para reparar o sistema. Na PCE-1, há sérios problemas em relação à integridade da plataforma. “Linhas de água, óleo e o pior, linhas de gás, estão rompendo e apresentando grandes vazamentos e nada é feito”, relataram os trabalhadores. Eles também denunciaram que não existe sistema de drenagem nos TC’s (turbo compressores). A drenagem é feita por uma "gambiarra", que frequentemente acarreta shutdown (parada de operação) e inundação de gás na plataforma, além do enorme risco de acidente.

Incêndios na Reman

Recentemente, o Sindipetro-AM realizou mais uma mobilização na Reman, exigindo condições seguras de trabalho e denunciando graves acidentes ocorridos na refinaria nos últimos meses. É o caso do incêndio que atingiu a bomba de carga da U2111, que processa petróleo do Urucu, assim como o incêndio do forno da UFCC. Ocorrências que colocam em risco a vida dos trabalhadores e a segurança da unidade. A gerência da Reman, no entanto, parece não se dar conta da gravidade dos fatos.

 

Panes no Terminal de Suape

 

Há menos de duas semanas, os trabalhadores do Terminal de Suape, em Pernambuco, viveram momentos de medo e apreensão. O Centro de Controle Operacional (CCO) perdeu a comunicação com todos os equipamentos do terminal. Em função da pane, os operadores ficaram um bom tempo sem controle das variáveis de pressão e temperatura. Em meio a este cenário caótico, o terminal tinha em estoque oito milhões de litros de GLP! O Sindipetro-PE/PB tem denunciado constantemente riscos de acidentes em Suape.

O petróleo tem que ser nosso! FUP intensifica luta para que PLS 531/09 tenha prioridade no Senado

A FUP e os movimentos sociais continuam mobilizados, buscando agilizar a tramitação no Senado Federal do Projeto de Lei 531/09, que garante o total controle da União sobre o petróleo e gás do país, através da Petrobrás 100% estatal e pública. O PLS 531/09 se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), tendo como relator o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), com quem a FUP reuniu-se nesta quinta-feira, 04. Os dirigentes da Federação também tiveram reuniões com o presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), e com o senador Paulo Paim (PT/RS), que tem atuado fortemente em defesa da proposta dos movimentos sociais.

A FUP solicitou que os parlamentares priorizem o debate em torno do PLS 531/09, para que sua tramitação ocorra sem prejuízos diante dos projetos do governo, que estão em andamento no Senado. O relator do projeto, senador Delcídio do Amaral, informou que estará à disposição dos movimentos sociais para discutir as propostas antes de dar o seu parecer. O presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho, também se comprometeu a pautar na Comissão a votação do projeto, assim que o relatório for concluído. Ambos os parlamentares ressaltaram a importância da FUP estar inserida, junto com os movimentos sociais, no debate da nova lei do petróleo, defendendo a soberania nacional, bandeira pela qual sempre lutou.

Os senadores também expressaram a preocupação de que a proposta dos trabalhadores e movimentos sociais possa ser prejudicada, diante da possibilidade do presidente Lula pedir urgência no Senado para a votação dos projetos do Executivo. A FUP destacou que os movimentos sociais estão construindo uma agenda de lutas conjunta para organizar a disputa no Senado, de forma a garantir que o PLS 531/09 seja referência no debate por uma nova lei do petróleo. 

Plenária

Os movimentos sociais do Rio de Janeiro participam no próximo dia 12 de março, da plenária estadual da Campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso”. A plenária terá início às 18 horas, na sede do Sindipetro-RJ. Um dos principais pontos de pauta será a organização da luta para garantir a votação no Senado do projeto assinado pelos movimentos sociais