Novo modelo do Benefício Farmácia, conquistado pela FUP no ACT 2013/2015, foi implementado na sexta-feira, 31

 

FUP

Após quase uma década de luta da FUP para que todos os medicamentos receitados aos trabalhadores, aposentados e pensionistas da Petrobrás sejam incluídos no Benefício Farmácia, na última sexta-feira, 31, finalmente entrou em vigor a reformulação benefício, acabando com as limitações de medicamentos em listas fechadas e cobrindo integralmente os custos de qualquer remédio. A reformulação do benefício foi uma das conquistas da FUP e seus sindicatos no atual ACT 2013/2015.

Agora, os titulares da AMS e seus dependentes  terão um desconto fixo mensal de R$ 2,36 a R$ 14,17, por beneficiário, de acordo com a faixa de renda, no sistema de mutualismo.

O programa foi ampliado para que possa garantir uma série de serviços, como acesso a um site específico do beneficio farmácia para que os usuários possam estar sempre informados,  aviso através do celular do horário de tomar o medicamento, reembolso em sete dias para remédios adquiridos em farmácias que não sejam credenciadas, entrega em domicilio, entre outras vantagens. Caso o usuário vá a médicos diferentes e estes receitem remédios que sejam incompatíveis, o beneficiário também será alertado sobre o problema.

Muitas dessas conquistas são frutos de um processo contínuo de negociação, onde a FUP vem constantemente buscando a melhoria do benefício. Este avanço no Benefício Farmácia foi uma das maiores conquistas da greve nacional da categoria petroleira, organizada pela FUP em outubro de 2013.