Nova diretoria do Sindipetro Bahia tem participação expressiva de jovens e mulheres

 
A nova diretoria do Sindipetro Bahia eleita para o triênio de 2014/2017 tomou posse na noite da quarta-feira,16, em uma cerimônia bastante concorrida. O trabalhador Deyvid Bacelar, da Rlam, será o novo coordenador da entidade, cuja direção é composta por petroleiros de todas as unidades da Petrobrás, assim como trabalhadores terceirizados, da iniciativa privada, aposentados e pensionistas. Destaque também para a participação das mulheres, que ocupam 15% da diretoria. 
 
Os membros eleitos da Comissão Eleitoral, composta pelos petroleiros Celso Babi, Enilson Suzart e Astério Costa, empossaram a diretoria, destacando a lisura e transparência do pleito e a grande participação da categoria que escolheu a chapa 2 com mais de 60% dos votos. 
 
O ex coordenador Paulo César Martin ressaltou  que agora “inicia-se a um novo ciclo na entidade sindical”. Para ele esta  é “mais uma etapa na luta que está sendo travada para a reconstrução do Sindicato dos Petroleiros da Bahia e consequentemente pela afirmação da identidade dos petroleiros baianos enquanto categoria única e combativa.” 
 
O novo coordenador, Deyvid Bacelar, assumiu  o compromisso de fazer uma gestão participativa, com uma transparência ainda maior. Ele assegurou que “unirá o novo e o antigo garantindo um sindicato mais cidadão, mantendo sempre a autonomia e independência sindical. Deyvid elencou diversos desafios que serão enfrentados pela nova diretoria a exemplo da luta pela preservação dos campos terrestres e manutenção dos investimentos da Petrobrás na Bahia, pelo Plebiscito Popular sobre a Reforma Política, a campanha reivindicatória da categoria e as eleições de 2014 “para mantermos o projeto democrático-popular com o PT”. 
 
Estiveram presentes à posse, compondo a mesa,  o presidente do Fórum dos Trabalhadores da Construção Naval e Offshore, Joacir Pedro; o representante da consulta popular, Vitor Alcantara; o coordenador  do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra- MST Bahia, Márcio Matos; o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos- CNM/CUT, Paulo Cayres; o representante da CUT nacional, Roni Anderson Barbosa; o presidente da CTB, Aurino Pedreira; a Presidenta da Confederação Nacional do Ramo Químico- CNQ/CUT,  Lucineide Varjão;   o Coordenador da Federação Única dos Petroleiros- FUP, João Antonio Moraes e o  presidente da CUT Bahia, Cedro Silva.
 
Registramos também a presença de dezenas de sindicatos e associações, de representantes de  movimentos e dos deputados federais Luiz Alberto (PT-BA), Emiliano José (PT-BA); do deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT-BA), dos vereadores e membros da diretoria, Moisés Rocha (PT-Salvador) e Radiovaldo Costa (PT-Alagoinhas). Além dos  candidatos a deputado estadual Angelo Almeida (PT), Edenice (PT), Suica (PT), Luciomar Machado (PT) e Crispim (PC do B).
 
Fonte: Sindipetro-BA