Nota da FUP em solidariedade aos petroleiros e ao povo venezuelano

 

 

FUP

 

SOLIDARIEDADE AOS PETROLEIROS E AO POVO VENEZUELANO

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2012

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus 15 sindicatos filiados lamentam profundamente o trágico acidente que resultou em um incêndio violento na Refinaria de Amuay, na Venezuela, uma das três unidades que formam o Centro Refinador de Paraguaná, que é considerado o maior do mundo. Através da FUP, os petroleiros brasileiros se solidarizam com os familiares e amigos dos mais de 40 trabalhadores que perderam a vida nesse terrível acidente e com os demais que se encontram internados ou sofreram algum tipo de ferimento.

Expressamos nosso respeito ao povo venezuelano nesse momento tão triste e nos colocamos à disposição dos sindicatos de petroleiros do país, manifestando nossa solidariedade de classe e apoio integral aos companheiros.

A luta por condições seguras de trabalho é bandeira histórica da FUP e de seus sindicatos, que há décadas cobram que as empresas de petróleo priorizem a vida dos trabalhadores, bem como a sustentabilidade ambiental. Esse tem sido um enfrentamento constante com a Petrobrás e as empresas privadas. Defendemos que a PDVSA instale uma comissão paritária para apurar as causas do acidente na Refinaria de Amuay, com participação de representantes dos trabalhadores e da empresa. Esperamos que a explosão seja esclarecida o mais rápido possível e que medidas concretas sejam tomadas para evitar outros acidentes.

Condenamos a manipulação da mídia e dos opositores do governo Hugo Chavez, que tentam tirar proveito político da dor e sofrimento dos familiares dos trabalhadores vítimas desse terrível acidente, ocorrido a menos de dois meses das eleições presidenciais.

Não podemos permitir que uma tragédia como essa seja utilizada para ganhos políticos por parte das elites venezuelanas e de setores conservadores da PDVSA, que nunca admitiram as transformações que o governo Chávez implementou na estatal petrolífera, que passou a ser utilizada em benefício do povo venezuelano, que tem hoje na indústria de petróleo a principal fonte de geração de emprego, distribuição de renda e investimentos sociais do país.

Através da Plataforma Operária e Camponesa de Energia, a FUP e demais entidades de classe e movimentos sociais brasileiros defendem e lutam para que o petróleo, o gás natural e todas as demais fontes de energia do nosso país estejam sob o controle do Estado e geridos sempre a favor do povo e da soberania nacional. A Venezuela é exemplo para todos nós de como um recurso tão estratégico como o petróleo pode ser utilizado para reduzir a pobreza, garantir escolas e saúde de qualidade para uma população que sempre foi discriminada e excluída pelas elites.

Evocamos que o acidente na Refinaria de Amauay seja esclarecido o mais rápido possível e reiteramos nossa solidariedade e apoio integral aos petroleiros e ao povo venezuelano.

Saudações sindicais e solidárias,

JOÃO ANTÕNIO DE MORAES
Coordenador Geral da FUP