Nota da CUT-RJ sobre o Sindicato dos Jornalistas do Rio

 

A CUT-RJ acompanha com apreensão os últimos acontecimentos relacionados ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro. Conforme já é de domínio público, um movimento urdido nas redações dos grandes veículos do comunicação, apoiado e incentivado pelo monopólio que controla a mídia no Brasil, planeja dar curso a um processo de impeachment da diretoria do sindicato, legitimamente eleita pelo voto soberano da categoria.

Nós da CUT, que defendemos com vigor desde a fundação da central a mais ampla liberdade e autonomia sindical, não transigimos também com quaisquer articulações que ponham em risco um valor cutista inegociável, que é a democracia exercida pelos trabalhadores em suas entidades.

No caso em questão, não importa que, atualmente, o sindicato não seja ligado à nossa central, pois o que está em jogo é o respeito à democracia. Movimentos de oposição sindical, por óbvio, são muito bem-vindos e só fortalecem a vida democrática das entidades. Mas dentro das regras do jogo, participando de eleições, e não apelando para movimentos de cunho golpista.

Salta aos olhos também o fato de os articuladores desse movimento jamais terem se mobilizado contra a absurda concentração de todas as plataformas de comunicação do país nas mãos de nove famílias endinheiradas, que, em nome dos seus interesses políticos e comerciais, afrontam a complexidade e a diversidade da sociedade brasileira.

Democracia sempre.

Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2014
Direção da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro