Sindipetro NF
O Sindipetro-NF protocolou nesta terça-feira, 19, na gerência geral do Terminal de Cabiúnas, da Transpetro, ofício para registrar a oposição veemente da entidade em relação a mudanças implementadas em relação aos Diálogos Diários de Segurança (DDS), que passaram a ser semanais para o pessoal da manutenção.
Também foi abolida a ginastica laboral para os trabalhadores, confrontando as cláusulas 80 e 87 do Acordo Coletivo, onde a Transpetro se compromete a zelar pela qualidade de vida dos empregados.
As mudanças foram empreendidas pelo supervisor de manutenção do terminal, José Caldas, que, de acordo com informações dos trabalhadores, avaliou que os diálogos diários de segurança estariam “atrapalhando a produtividade”.
“Para o sindicato é um equivoco profundo priorizar a produtividade em detrimento de iniciativas que visam melhorar a segurança. Além disso, a providência contraria os próprios procedimentos da empresa que determinam, para pessoal que trabalha em atividades que não são administrativas, que os DDSs sejam diários”, registrou o sindicato no ofício.
A entidade cobrou providências para que os DDS do pessoal da manutenção voltem a ocorrer diariamente.