No Rio, CUT e centrais protestam nesta terça contra os juros altos do Banco Central

Manifestação em frente à sede do BC, na Presidente Vargas, a partir das 11 horas.

CUT-RJ

Nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) realizará a primeira reunião de 2012 para discutir a taxa básica de juros. Apesar das últimas quedas do índice, o Brasil continua ainda com o vergonhoso título de campeão com as mais altas tacas de juros no mundo. Situação que apenas favorece os especuladores do sistema financeiro e prejudica a produção industrial, provocando uma estagnação econômica no país e, consequentemente, a quebra das empresas e as demissões dos trabalhadores.

Diante disso, a CUT e as demais centrais sindicais – CGTB, CTB, FS, NCST e UGT – junto com diversas entidades do movimento social, estão mais uma vez convocando a população par protestar contra este absurdo que só prejudica nosso país. No dia 17 de janeiro, às 11h, faremos uma manifestação em frente à sede do Banco Central no Rio (Av. Presidente Vargas, 730) para exigir a redução drástica dos juros brasileiros.

O mundo hoje passa por uma forte crise econômica internacional e o Brasil precisa tomar medidas para não importar essa crise. Nossa meta é fortalecer a luta por mais emprego e produção. Queremos jutos baixos, valorização do trabalho e desenvolvimento nacional. Um país como o nosso, com urgente necessidade de crescer e se desenvolver, não pode se dar ao luxo de transferir enormes volumes de capital na forma de renda improdutiva.

Para o Brasil crescer é necessário fortalecer a indústria de transformação e desenvolver o mercado interno, orientado por um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, soberania nacional e aprofundamento da democracia. Portanto, a redução da taxa básica de juros aliada a uma política industrial ativa é fundamental para preservarmos postos de trabalho e continuarmos a crescer com mais emprego e renda.