No ABC, 65% da categoria já conquistou 8% de reajuste

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Até o final da tarde desta quinta-feira (20), 67 mil metalúrgicos do ABC em 126 empresas da base já haviam conquistado 8% de reajuste na Campanha Salarial 2012.
Isto significa que 65% da categoria em São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já atingiram o objetivo aprovado na assembleia que definiu o índice para este ano.

“É um número muito bom se contarmos que 31.500 mil foram beneficiados por propostas que fechamos apenas da última segunda-feira para cá. Isto é, há apenas quatro dias”, comemorou Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato.

“Mas não vamos aceitar 35 mil companheiros, ou perto de 35% de metalúrgicos na base, sem receber uma proposta razoável de reajuste”, alertou.

Mais lamentável que a ausência de qualquer oferta patronal é o fato de elas não terem sido apresentadas por empresas que faturaram muito dinheiro com as medidas de incentivo à produção baixadas pelo governo federal.

Por isto, o Sindicato decidiu publicar uma primeira listagem com os nomes de 35 fábricas que têm todas as condições financeiras para conceder os 8% de reajuste e ainda não concederam (Veja abaixo).

Luta continua
“Precisa ficar bem claro para os grupos patronais que os Metalúrgicos do ABC estão em greve”, explicou Rafael. “As paralisações só não acontecem nas empresas que nos comunica a disposição de dar os 8%”, prosseguiu.

“Nas demais fábricas, as paralisações prosseguem de forma estratégica, um dia em cada lugar, conforme decisão do Sindicato”, salientou Rafael.

“E como é tradição nesta categoria, os companheiros vão à luta e imediatamente cruzam os braços quando percebem a intransigência dos patrões nas empresas em que trabalham”, concluiu o vice-presidente do Sindicato.

Confira a lista das próximas 35 empresas que têm até segunda-feira para chegar ao índice. Ou então, enfrentarão greve.

ABR
Apema
Ática
B. Grob
Belga Metal
Bozza
Caldex
Evacon
Faparmas
Heraeus
Heral
Inbras
Incodiesel
Irmãos Parasmo
Krones
Lisanfree
Magnet Manufatura
Omnisys Engenharia
Papaiz
Pro Stamp
Projet
Robrasa
Schuller
Selco
Sodramar
Soma
Spraying Systems
TM Bevo
TRC Componentes Eletrônicos
Turotest
Udinese
Ugimag
Weg
Work
Zemma Zselics