Nesta segunda, mobilização nacional em defesa da vida!

FUP e sindicatos realizam uma série de mobilizações em protesto a morte de dois trabalhadores no Sistema Petrobrás na última semana…





Imprensa da FUP

No último dia 06, mais dois trabalhadores terceirizados perderam a vida, quando trabalhavam em unidades da Petrobrás. Ednaldo Barros da Silva, 28 anos, da empresa MSC, caiu de uma altura de mais de 50 metros, quando executava uma ordem de serviço na torre de granulação de uréia da FAFEN-BA.  Almir Santana Bispo, 52 anos, funcionário da Modec, sofreu um “mal súbito” quando realizava uma operação a bordo do navio sonda FPSO Cidade do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos.

Duas histórias de vidas e de mortes que estão diretamente relacionadas ao ambiente e às condições de trabalho. Ambos perderam suas vidas para que os gestores de uma das maiores empresas petrolíferas do planeta pudessem cumprir suas metas de produção. Uma realidade cruel que se perpetua em todo o Sistema Petrobrás, aumentando, ano após ano, o número de trabalhadores doentes, mutilados e mortos.

Para exigir um basta a estas tragédias anunciadas, a FUP e seus sindicatos convocam os petroleiros a participarem segunda-feira, 11, do dia nacional de luta por condições seguras de trabalho e em solidariedade aos familiares dos trabalhadores mortos. O indicativo da Federação é de que sejam realizados atos, protestos e atrasos no início do expediente, envolvendo trabalhadores próprios e contratados nas mobilizações.

Nos últimos 15 anos, 290 vidas foram consumidas em acidentes de trabalho na Petrobrás. Mais de 80% das vítimas (233) eram trabalhadores terceirizados. Um número estarrecedor, mas sem grandes impactos sobre os gestores da empresa, que continuam resistentes às reivindicações da FUP e de seus sindicatos e nada fazem de concreto para impedir a continuidade desta matança. Apesar dos fartos discursos de responsabilidade social, os gestores da Petrobrás terceirizam riscos, desrespeitam acordos, precarizam condições de trabalho, reduzem custos com segurança, entre outros absurdos. É cada vez mais urgente que os petroleiros denunciem estas situações e se mobilizem, cobrando condições de trabalho dignas, que lhes assegurem o direito de voltarem vivos para casa.

Em luto, trabalhadores da Fafen-BA interrompem expediente

Para protestar contra a morte do companheiro de trabalho, Ednaldo Barros da Silva, os trabalhadores do turno e do administrativo da FAFEN-BA realizaram um ato político em frente à unidade, na manhã de quinta-feira, 07, cobrando mudanças estruturais nas políticas de SMS e de terceirização. Após a manifestação, organizada pelo Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, os trabalhadores cortaram a rendição do turno e suspenderam o expediente administrativo. Ninguém entrou para trabalhar, em protesto contra a morte do companheiro.

FUP cobra fortalecimento das FAFENs

A luta contra as tentativas de privatização e sucateamento das FAFENs sempre esteve na ordem do dia da FUP. No ano passado, o diretor da Federação, Ubiraney Porto, cobrou da então candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, uma política permanente de investimentos para as fábricas de fertilizantes, que garanta condições seguras de trabalho para o setor. Recentemente, a FUP tornou a pautar esta questão, cobrando uma reunião com o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida.