Nesta quarta, ato contra os leilões de petróleo

FUP

 

Nesta quarta-feira, 03/10, quando a Petrobrás completa 59 anos de existência, caravanas com petroleiros de vários estados do país chegarão ao Rio de Janeiro para uma grande manifestação, no Centro da cidade.

A concentração será a partir das 07 horas, na Candelária.

O ato nacional foi convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em protesto contra o anúncio do governo de retomada das rodadas de licitação dos blocos petrolíferos. A manifestação também servirá para pressionar a Petrobrás a apresentar uma nova proposta salarial à categoria.

Além da FUP e de seus sindicatos, o ato contra os leilões de petróleo contará com a participação de movimentos sociais, centrais sindicais e de trabalhadores de outras categorias.

Haverá também manifestações nas bases, cujos sindicatos não puderem enviar caravanas para o Rio.

Assim como tantas outras manifestações públicas que a FUP organizou pelo país afora, o ato nacional do dia 03 mostrará para o governo que os petroleiros continuam organizados na luta contra a entrega dos nossos recursos.  O governo anunciou que duas novas rodadas de licitação estão previstas para o ano que vem. Já em maio, deverá ser realizada a 11ª Rodada, com a oferta de 174 blocos de petróleo e gás, metade em terra e metade no mar.

Mais do que nunca, precisamos fazer andar no Senado o Projeto de Lei dos movimentos sociais (PLS 531/2009), que defende o restabelecimento do monopólio estatal através de uma Petrobrás 100% pública. A FUP, portanto, convoca os trabalhadores a retomarem a luta em defesa da soberania nacional.